Eleições 2012, Primeiro Plano, Propaganda Partidária
Atualizado em: 05/10/2011 - 7:37 pm

Se as eleições para a prefeitura de Fortaleza fossem hoje, PMDB e PT, partidos aliados na atual gestão, travariam um debate duro sobre o modelo administrativo vigente. Pelo menos essa é a impressão que ficou para quem acompanhou a segunda entrevista na nova série especial do programa Primeiro Plano, com a participação do presidente da Câmara de Fortaleza, Acrísio Sena (PT), e o deputado federal Danilo Forte (PMDB), realizada nesta quarta-feira (5).

Durante o programa, os convidados discordaram praticamente de todos os pontos abordados, desde o modelo de gestão para Fortaleza até a política de alianças eleitorais para 2012. Confira a seguir alguns momentos.

– Gestão em Fortaleza

Danilo Forte: “Eu acho que Fortaleza precisa de um debate com profundidade sobre gestão. A raiz do problema todo está na gestão. O exemplo do modelo administrativo atual deixou a desejar e chegou ao caos em todos os temas que nós temos abordado. Esse debate é bom para apresentar alternativas que possam ser viabilizadas dentro do prazo do imediatismo que necessita. Quem está para morrer no IJF não pode esperar três ou seis meses para resolver o problema do IJF. Quem precisa de médico na periferia da cidade, nos Frotinhas, não pode esperar duas, três semanas para resolver o problema, que é constante”.

Acrísio Sena: “Os problemas de Fortaleza não serão resolvidos em 8, 10 ou 20 anos. Nós poderemos ter uma política de minorar e reduzir. (…) Acho que o problema de Fortaleza não é de gestão. O problema é pensar a cidade com 2 milhões e meio de habitantes dentro de uma complexidade de uma Região Metropolitana de 14 municípios, que equivale a uma cidade de 3 milhões e meio de habitantes. Muita coisa está sendo feita, mas não dá para fazer tudo ao mesmo tempo”.

– Aliança PT – PMDB

Danilo Forte:  “O PMDB não fez nenhuma discussão sobre a participação na gestão. Eu sempre tive uma visão crítica, inclusive, eu não votei na Luizanne na reeleição dela. Porque exatamente a gente antevia a falta de uma experiência administrativa dela. O que nós estamos combatendo dentro do PMDB é justamente a possibilidade do acordo de gabinete. O PMDB tem quadros com experiência, é grande e tem que ser protagonista.”

“Os vereadores do PMDB se queixam da falta de diálogo com o presidente da AMC, que foi indicado pelo próprio PMDB. Eles estão na base de apoio da prefeitura, mas o debate está acontecendo. Inclusive eles estão vendo que a nossa participação política, dentro da prefeitura, não existe”.

Acrísio Sena:  “Eu estou lá com a bancada do PMDB e na primeira reunião após a entrada do Walter Cavalcante e do Vítor Valim no PMDB, o sentimento do partido é marchar unido para 2012. E o representante do PMDB na AMC, Fernando Bezerra, recebe todos os vereadores, com total disposição em conversar e dialogar”.

– IJF

Danilo Forte:  “O IJF pegou fogo três vezes em dois anos. Os elevadores apresentam problemas todos os meses, com o pessoal descendo pelas escadas, nas macas, exposto ao sol, muitas vezes tem que para o trânsito da Barão do Rio Branco, para botar os pacientes. Aí pega a secretária de Educação, que já não estava dando certo na Educação, e bota na Secretaria da Saúde. O que é que vai aprofundar? O caos administrativo na área da saúde.”

Acrísio Sena:  “O IJF consome durante um ano R$ 207 milhões. Se você pegar os R$ 140 milhões do IPTU, nós vamos ter que botar um pouquinhomais, não é? Lembrando que 50% dos pacientes do IJF são nossos irmãos do interior. Temos que pensar em outro hospital de alta complexidade para a região Metropolitana de Fortaleza.”

Assista a entrevista completa aqui.

Próximo programa

Os entrevistados desta quinta-feira são o deputado estadual Heitor Férrer (PDT) e Marcos Cals (PSDB). Os internautas podem participar através do Twitter e do Portal Jangadeiro Online. Os programas serão exibidos ao vivo pela internet e no canal 37 da Net, às 15 horas, e reexibidos às 21h30, nos dias 4, 5, 6 e 7 de outubro.



1 comentário







1 comentário
Topo | Home


Maria Eduarda | quinta-feira outubro 6 2011 | 13:59

Muito bom esse debate!
O Acrísio Sena até tentou defender a prefeita que não tem defesa. Gostaria de parabenizar a TV Jangadeiro por mostrar o que pensam os nossos políticos e também o deputado federal Danilo Forte que tem se saído tão bem nessa primeira gestão. Que os outros políticos sigam seu exemplo.