Ceará, Greve
Atualizado em: 31/03/2012 - 9:20 am

Agentes penitenciários em greve

Agentes penitenciários do Ceará cumpriram a promessa e entraram em greve neste sábado (31) para pedir ao Governo que o acordo realizado entre a Secretaria da Justiça do Estado (Sejus) e os servidores estaduais seja cumprido.

A mobilização ocorre em todas as cadeias públicas, casas de privação provisória, delegacias e unidades prisionais do Estado. Por conta da paralisação, as visitas estão suspensas. Apenas serviços de alvará e de alimentação são mantidos.

O acordo
De acordo com a presidente do Sindicato dos Agentes e dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindasp/CE), Socorro Marques, a deputada estadual Eliane Novais (PSB) já realizou o pedido ao Executivo para que o acordo seja cumprido.

Negociação
Segundo a deputada, nos últimos três meses, sindicato e Governo do Estado conseguiram, após longas e exaustivas rodadas de negociação, entrar em consenso em torno de uma proposta de reajuste salarial.

Eliane ressalta que a categoria está apreensiva. “Os agentes penitenciários ainda estão aguardando o cumprimento do acordo pelo Governo do Estado, que assumiu compromisso de enviar até o dia trinta deste mês uma mensagem com a nova remuneração“, diz.

Condições de trabalho
Segundo a presidente do Sindasp-CE, o sistema penal do Estado registra uma população carcerária de aproximadamente 17 mil presos em recolhimento para um quadro efetivo de 176 agentes penitenciários por plantões, em todo o Ceará.

Segundo Socorro Marques, os agentes cearenses possuem o 8º pior salário da categoria, no Brasil.

Plano especial
Em nota, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) informa que elaborou, juntamente com a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SSPDS), um plano operativo para manter a segurança nos presídios da Região Metropolitana e demais unidades penitenciárias do Ceará.

A Sejus informa também que as visitas deste domingo (1º) vão ocorrer normalmente. A Secretaria afirma ainda que já chegou a um consenso com a categoria quanto aos percentuais de reajuste salarial, “mas aguarda o tramite legal para envio da mensagem à Assembleia Legislativa”.

Leia mais:
Acordo entre agentes penitenciários e Governo põe fim a risco de greve
Agentes penitenciários podem paralisar atividades no Carnaval



8 comentários







8 comentários
Topo | Home


FERNANDES | sábado março 31 2012 | 14:09

MAIS UMA VEZ OS REPRESENTANTES DO ESTADO NÃO CUMPRIRAM COM O ACORDO FEITO COM OS SERVIDORES ANTES OS PROFESSORES,POLICIA CIVIL,POLICIA MILITAR E AGORA OS AGENTES PENITENCIÁRIOS, VAMOS REZAR PARA OS PRESOS NÃO FUGIREM E NENHUM AGENTE,POLICIAS E AS VISITAS SAÍREM MACHUCADOS POR CULPA DO GOVERNO.

maria | sábado março 31 2012 | 17:57

a presidente do sindicato socorro marques, acabou de ser pressa no ippo2, a policia invadiu o mesmo, não tem nemhum agente lá e o problema vai ser maior ainda amanhã, porque é dia de visita nas unidades. lembrando que desde hoje as 5 horas da manha, em todas as unidades a policia se posicionou em frente a elas, peço a atenção da impresa da empresa, para que atraves de vcs as autoridades se maninfestem para que algo maior não venham acontecer, lembrando que são pais de familia que estão lutando pelos seus direitos. ultimas informações: a cadeia publica de sobral estorou, os presos tomaram de conta, no ippo3 3 em 3 celas queimaram colchões e lembro que a policia não tem poder para invandir os estabelicmentos penais, porque o mesmo é da secretaria publica e não da secret. de justiã…sr. governador se manifeste pelo amor de DEUS

Assis | sábado março 31 2012 | 19:54

A policia está expulsando os Agentes Penitenciários dos presídio, isto é absurdo, abuso de poder e usurpação de função, pois os pms vão fazer função de Agente Penitenciário. Peço a ajuda de vcs da imprensa que divulgue o que está acontecendo, e que a sociedade nos aponhem.

Nilo Garra | domingo abril 1 2012 | 08:30

Depois das conquistas alcançadas pela PM após o movimento paredista, as demais categorias mergulharam no que se pode dizer “efeito dominor” a diferença esta na essencialidade da função
que não traduz a mesma realidade, com a subistituição dos penitenciários por policiais a rotina carcerária pode funcionar perfeitamente normal como o era nos primórdios das nossas cadeias, quase todas as funções,inclusive as atividades das visitas, eram executados por PMs..

edilson | domingo abril 1 2012 | 19:13

Infeliz o comentário anterior desse que se chama Nilo, para colocar a PM dentro dos presídios tem que retirar das ruas, e sabemos todos nós o efetivo de PM que hoje está nas ruas é insuficiente. PM tem a função ostensiva e não dentro de presídio. Ainda existe a questão da usurpação de função. O movimento dos Agentes é um ato independente de qualquer outra categoria e um ato legítimo..

jose | domingo abril 1 2012 | 22:15

Cara e muito fácil entrar nos presídios portando armas e mandar nos presos e gritar com as senhoras (visitas).Agora quero ver entrar sem armar e ter a mesma moral que os agentes tem. Eu conheço um agente e essa categoria não precisa furar pneu, nem usar mulheres e crianças na frete do local de trabalho ,e nem usar capus para esconder a cara comedido(morrendo de medo)…Agentes vcs são os caras!boa sorte para vocês.Na opinião da sociedade vcs são os CARAS!!!!!!!!!!!!

wanderson | domingo abril 1 2012 | 22:16

…Cara e muito fácil entrar nos presídios portando armas e mandar nos presos e gritar com as senhoras (visitas).Agora quero ver entrar sem armar e ter a mesma moral que os agentes tem. Eu conheço um agente e essa categoria não precisa furar pneu, nem usar mulheres e crianças na frete do local de trabalho ,e nem usar capus para esconder a cara comedido(morrendo de medo)…Agentes vcs são os caras!boa sorte para vocês.Na opinião da sociedade vcs são os CARAS!!!!!!!!!!!!

katia | domingo abril 1 2012 | 22:20

Estou decepcionada com a policia, expulsando os agentes de sua função.E meses atras estava na mesma situação e todos ajudamos na suas conquistas. Onde esta osenhor capitão Vagner tão sensato lute também pelos agentes
peninteciario do Ceará trarado pelo militares como bandidos.Venho com louvor agradecer Bento laurindo por não deixar o meu marido morrer, pois haveria um confroto desigual entre pms e agentes.O senhor é o mestre.
“Quanto mais conheço os homens,admiro meus cachorros.