Ceará
Atualizado em: 04/05/2012 - 7:40 am

Porto do Pecém

A Assembleia Legislativa lança nesta sexta-feira (04) o Pacto Pelo Pecém. A solenidade está marcada para às 10h30, no Plenário 13 de Maio, e contará com a presença do governador Cid Gomes, empresários, autoridades públicas e movimentos da sociedade civil.

Pacto
Na ocasião também será lançado o documento “Pacto Pelo Pecém: Para Vencer e Enfrentar Desafios – Iniciando o Diálogo”, elaborado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos.

“O Pacto do Pecém é uma união de esforços das esferas pública, privada e da sociedade para que o desenvolvimento advindo do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) seja o mais positivo possível para o Estado, principalmente para a população que reside no entorno do complexo. O nosso principal objetivo é construir uma estratégia para o desenvolvimento sustentável”, explica a deputada estadual Bethrose (PRP), que também é primeira-dama de São Gonçalo do Amarante e ex-secretária da Assistência Social do município onde está instalado o Porto do Pecém.

Eixos
Ainda de acordo com a parlamentar, o documento a ser lançado é dividido em três eixos. Inicialmente o documento Pacto Pelo Pecém – Iniciando o Diálogo traça um diagnóstico geral do que é CIPP; já no segundo eixo irá apresentar os aspectos técnicos, geográficos, econômicos, sociais, ambientais, políticos e de governança; e por último mostrará os desafios a ser enfrentados em cada aspecto.

O Pacto vai identificar os principais gargalos e entraves do Complexo e determinar quais critérios são maisurgentes e relevantes para serem objetos de pactuação.

Antes
Em busca de novas experiências, no inicio de abril uma comitiva formada pela deputada Bethrose e pelos deputados Lula Morais, Sérgio Aguiar e Dedé Teixeira realizaram visitas técnicas aos Complexos de Suape, em Pernambuco; e de Camaçari, na Bahia. “Tivemos a oportunidade de estarmos mais perto de uma realidade que começa a se desenhar no Ceará e podemos afirmar que o contato direto com as virtudes desses projetos e principalmente as suas contradições trazem uma grande contribuição ao debate que temos que travar em torno da expansão do Pecém”.

Complexo
O Complexo Industrial e Portuário do Pecém está instalado nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. No último mês de março o Porto completou 10 anos de criação. “Há 12 anos, ou seja, antes mesmo do Porto ser inaugurado, iniciamos um trabalho naquelas comunidades, e hoje podemos dizer que conhecemos de perto o potencial daquela região e de sua gente e também os gargalos e maiores dificuldades a serem enfrentadas pela sociedade e o poder público municipal e estadual”, observa Bethrose.

Com informações da Assessoria



Comment closed







Comment closed
Topo | Home


Comments are closed.