Fortaleza
Atualizado em: 14/09/2011 - 9:12 am

Vereador João Alfredo (Psol) avalia que a comunidade do Poço da Draga corre o risco de acabar devido à instalação de grandes obras no local

Uma audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza vai discutir a situação dos moradires da comunidade do Poço da Draga, nas proximidades do Centro Cultural Dragão do Mar. O objetivo do debate é problematizar as ações do poder público, questionando a execução de grandes obras e expulsão dos antigos moradores.

O evento será realizado na quarta-feira (14), às 14h30, no Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza.

Segundo o vereador João Alfredo, autor do pedido de audiência, a comunidades do Poço da Draga corre o risco de acabar devido à instalação de grandes obras. Na pauta do encontro, a possível retirada e expulsão dos antigos moradores que habitam o local.

Na justificativa para a audiência, o vereador avalia que a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado anunciam vultosos investimentos voltados ao que se denomina ‘requalificação urbana’ daquela região, tendo como principal objetivo o incremento da atividade turística naquela parte da cidade.

Para tanto, segundo João Alfredo, várias obras estão sendo executadas no entorno da comunidade do Poço da Draga, porém, sem que ocorra o necessário diálogo com as pessoas que lá vivem, que, consequentemente, estão sendo prejudicadas em seu direito à participação democrática.

Zeis
A comunidade do Poço da Draga está situada numa área demarcada como ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) pelo atual Plano Diretor de Fortaleza. O problema é que até o momento,o tal instrumento urbanístico, não foi regulamentado com o implementação do Conselho Gestor e a elaboração dos estudos e planos socio-econômicos correspondentes.

Para o vereador João Alfredo, vem daí a necessidade da total implementação da ZEIS como medida urgente, para resguardar o direito de permanência das pessoas que vivem naquela comunidade em seu local de moradia, bem como que as melhorias urbanistas efetuadas naquela região, Praia de Iracema, não sejam executadas desconsiderando a centenária comunidade do Poço da Draga.

Serviço: Audiência Pública sobre situação da comunidade do Poço da Draga
Dia: quarta-feira, dia 14
Hora: 14h30
Local: Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza



0 comentários







0 comentários
Topo | Home




You must be logged in to post a comment.