Ceará
Atualizado em: 26/11/2019 - 12:27 pm

Evento acontece no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia. Foto: AL

Nesta quarta-feira (27), às 15h, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa promove debate sobre a autonomia das instituições federais de ensino superior.

A audiência pública, que acontece no Complexo de Comissões Técnicas da AL, atende requerimento do deputado Renato Roseno (Psol).

De acordo com o parlamentar, “várias medidas adotadas pelo Governo Federal vêm provocando intenso debate e mobilização em toda a população brasileira e, em especial, nos vários segmentos das universidades federais, centros federais tecnológicos e institutos federais”.

Medidas
Entre as medidas, o parlamentar cita cortes orçamentários no primeiro semestre, a decisão de retirar reitores de instituições superiores via decreto, o desrespeito ao resultado da consulta à comunidade da UFC e nomeação do candidato a reitor menos votado. Ele ressalta ainda as mudanças propostas por meio do projeto Future-se, que teria um concepção privatista e que retiraria o caráter público do ensino superior.

Convidados
Foram convidados para participar do debate representantes Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará, Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará, Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará, Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul e do Ministério da Educação.

Com informações da AL



Comment closed







Comment closed
Topo | Home


Comments are closed.