Bastidores
Atualizado em: 18/01/2013 - 3:22 pm

O entra e sai nos gabinetes de veredores da Câmara Municipal de Fortaleza está longe de lembrar o ritmo dos recessos parlamentares. A justificativa é simples: o período de “férias” marca o início de um novo ciclo. E na Legislatura que começa em fevereiro, uns vereadores renovam os mandatos, outros fazem suas estreias e aproveitam o mês de janeiro para a organização dos gabinetes.

Martins Nogueira vai ficar com o gabinete anteriormente ocupado por Marcelo Mendes. Foto: Kézya Diniz

Martins Nogueira vai ficar com o gabinete anteriormente ocupado por Marcelo Mendes. Foto: Kézya Diniz

Gabinete do vereador Marcos Aurélio está identificado por uma folha com o nome do parlamentar escrito à mão. Foto: Kézya Diniz

Gabinete do vereador Marcos Aurélio está identificado por uma folha com o nome do parlamentar escrito à mão. Foto: Kézya Diniz

Placas
As placas de identificação dos gabinetes, que apresentam os nomes dos vereadores, ainda não foram instaladas. A saída foi improvisar. Em alguns casos, como no gabinete do vereador Marcos Aurélio, um pedaço de papel escrito à mão, de caneta, informa onde o parlamentar vai trabalhar.

No gabinete do vereador Martins Nogueira, a identificação também está num pedaço de papel com impressão do nome do parlamentar. Logo acima, ainda é possível identificar que o gabinete foi ocupado na legislatira anterior por Marcelo Mendes, que sequer tentou a reeleição.

Renovação
A Câmara de Fortaleza teve uma renovação de quase 50%. Dos 41 vereadores que atuaram até 2012, apenas 22 foram reeleitos.  Três não se candidataram à reeleição (no caso: Machadinho Neto, do DEM, Marcelos Mendes, do PTC,  e Marcílio Gomes, do PSL). Outros 16 parlamentares que disputaram um novo mandato amargaram a derrota nas urnas. A partir de 2013, foram criadas mais duas vagas e a Câmara de Fortaleza terá 43 vereadores a partir deste ano.

Corredores
Passando pelos corredores é fácil encontrar portas abertas, móveis empilhados, documentos a espera do local em que serão arquivados e assessores tentando achar o melhor espaço para o trabalho. Enquanto uns vão se acomodando, outros já trabalham como podem, muitas vezes usando computadores portáteis e internet sem fio. Também é possível identificar com facilidade material de construção como cimento e tinta que deve, ser utilizados na reforma de alguns gabinetes.

De volta ao trabalho
Os vereadores de Fortaleza devem voltar ao trabalho no dia 5 de fevereiro.



0 comentários







0 comentários
Topo | Home