Câmara Municipal
Atualizado em: 09/12/2014 - 12:38 pm

Câmara Municipal comemora Dia Internacional dos Direitos Humanos com homenagem a Pe. Haroldo

Câmara Municipal comemora Dia Internacional dos Direitos Humanos com homenagem a Pe. Haroldo

A Câmara Municipal de Fortaleza comemora na noite da próxima quarta-feira (10) o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A solenidade é iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso, que na ocasião apresentará o balanço de atuação durante o biênio 2013-2014, período presidido pelo vereador João Alfredo (Psol).

Hora e local
O evento é aberto ao público e acontece a partir das 19 horas no Plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza.

Homenagem
A sessão solene marcará, também, a entrega da medalha Dom Hélder Câmara, comenda que reconhece a atuação de defensores de Direitos Humanos em Fortaleza. Neste ano, a medalha é dedicada a Padre Haroldo Coelho, falecido em janeiro de 2013. O nome do homenageado de 2014 foi uma proposição da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza, que qualifica o religioso como alguém “que muito se doou às causas sociais do nosso Município, figura pública inconteste e exemplo de luta e coerência”.

Livros
A noite em celebração à militância pela defesa e ampliação dos Direitos Humanos conta, ainda, com o lançamento de livros da área.

Padre Haroldo Coelho
Militante político de esquerda, José Haroldo Bezerra Coelho se destacou na história do Ceará por sua vida pública em defesa dos Direitos Humanos. Nascido em 1935, em Fortaleza, cursou a Faculdade de Filosofia, licenciou-se em Ciências Sociais e fez pós-graduação na Universidade de Sorbonne, na França.

Padre Haroldo recebeu sua ordenação definitiva em 1964, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Fortaleza. Ao longo da vida, foi vigário de Paróquias no Centro, no Bairro de Fátima, na Jacarecanga e no Pirambu. Nestes dois últimos bairros, também realizou trabalhos comunitários.

Desempenhou papel importante na conquista de direitos no período de reabertura democrática, na década de 1980. Como filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi candidato ao Governo do Estado do Ceará, em 1986, e, durante a gestão de Maria Luiza Fontenele à frente da Prefeitura de Fortaleza, foi titular da Secretaria de Educação do Município.

Militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Padre Haroldo participou ativamente das campanhas do partido até 2012. Atuou até o fim da vida pela defesa de um mundo mais igualitário, revelando, em entrevista concedida ao jornal O Povo em 2003, que sempre foi sensível às injustiças. “Fui muito perseguido. Digo isso não com tristeza. Talvez tenha suportado tanta injustiça dentro da igreja por causa dessa minha experiência”, afirmou.

Serviço: Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos – Entrega da Medalha Dom Hélder Câmara a Pe. Haroldo Coelho
Data: Quarta-feira, dia 10 de novembro
Hora: às 19 horas
Local: No plenário da Câmara Municipal de Fortaleza – Rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante.

Com informações da Assessoria



0 comentários







0 comentários
Topo | Home