Câmara Municipal
Atualizado em: 19/05/2015 - 5:25 pm

O evento foi proposto pelo vereador Iraguassu Teixeira. Foto: Genilson de Lima/CMFor

O evento foi proposto pelo vereador Iraguassu Teixeira. Foto: Genilson de Lima/CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza nesta quarta-feira, dia 20 de maio, às 19h30, no Auditório Ademar Arruda, uma solenidade em homenagem ao Dia Mundial do Enfermeiro. A autoria é do vereador Iraguassu Teixeira (PDT).

Data
O Dia Mundial do Enfermeiro foi instituído pelo Presidente Getúlio Vargas, através de Decreto-Lei em 1938. No dia 12 de Maio se comemora o dia do enfermeiro, uma das profissões mais antigas do mundo.

Semana
A Semana da Enfermagem, por sua vez, foi instituída pela Escola de Enfermagem Anna Nery, em 1940, tendo como idealizadora a então diretora da instituição Lais Netto dos Rays. É realizada anualmente sempre com início do dia 12 de maio, quando se comemora o Dia Mundial da Enfermagem. No Brasil, em 1960, o então Presidente Juscelino Kubitschek, assinou o Decreto 48/202, oficializando a Semana da Enfermagem.

“O reconhecimento a essa categoria de profissionais que trabalham de forma incansável e determinada, prestando socorro a todas as pessoas que necessitam é mais que justo. é preciso exaltar o valioso papel que cada enfermeiro desenvolve no cuidar da vida humana. O profissional de enfermagem é possuidor de um olhar amplo que direciona o acompanhamento direto com o paciente, sendo a única classe que permanece 24 horas ao lado dele”, afirma o vereador na justificativa do projeto.

Com informações da CMFor



0 comentários







0 comentários
Topo | Home