Nordeste
Atualizado em: 21/05/2015 - 7:07 am

Camilo diz que Nordeste terá plano emergencial contra a seca. Foto: Carlos Gibaja

Camilo diz que Nordeste terá plano emergencial contra a seca. Foto: Carlos Gibaja

Um plano emergencial de combate à seca nos estados mais afetados pela estiagem no Nordeste deverá ser anunciado nos próximos dias pela presidente Dilma Rousseff, segundo informações do governador do Ceará, Camilo Santana, após encontro com Dilma, no Palácio do Planalto, na quarta-feira (20).

“Ela [Dilma] já vai anunciar nos próximos dias, não só para o Ceará, mas para outros estados do Nordeste que estão nessa situação, recursos tanto para ações de adutoras emergenciais como para carros-pipa. Isso vai amenizar inicialmente o planejamento que o Ceará fez”, disse.

Seca
A preocupação com a estiagem no estado é grande, já que o período de chuvas de 2015 terminou e foi, segundo o governador, o quarto ano consecutivo abaixo da média e a pior recarga dos reservatórios em 17 anos. De acordo com Camilo Santana, o plano é uma resposta às necessidades apresentadas pelos estados, nos últimos meses, para ações de combate à seca que consideram emergenciais e também de longo e médio prazo.

São Francisco
Outro compromisso assumido pela presidenta foi com a conclusão de parte das obras de transposição do Rio São Francisco. “Ela afirmou claramente que será prioridade do governo dela concluir e [fazer] chegar a água do São Francisco até o sul do Ceará até meados do ano que vem”, disse o governador.

Integração
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, também participou da reunião da presidente Dilma com o governador cearense. Após o encontro, o Ministério da Cidade informou, em nota, que a pasta “apoiará o estado do Ceará na questão emergencial”, por exemplo, com carro-pipa, adutoras de engate rápido e obras estruturantes como o projeto de integração do Rio São Francisco.

Com informações da ABr



0 comentários







0 comentários
Topo | Home