Ceará
Atualizado em: 02/12/2019 - 4:28 pm

Audiência atende solicitação da deputada Érika amorim

A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa promove, nesta terça-feira (03), a partir das 8h30, palestra intitulada “Cenário Infantojuvenil do Câncer no Estado do Ceará”.

O colegiado receberá, no Complexo de Comissões da Casa, a oncohematologista do Hospital Infantil Albert Sabin, Viviane de Oliveira Viana. A iniciativa atende requerimento da presidente da comissão, deputada Érika Amorim (PSD).

A parlamentar ressalta que, diagnosticado precocemente, o câncer infantil tem até 80% de chance de ser curado. De acordo com Érika Amorim, foi com base nesse dado que a Associação Peter Pan, em parceria com o Centro Pediátrico do Câncer e a Secretaria de Saúde do Estado, formalizou o Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer, em 2009.

“O programa permite que oncologistas pediátricos do hospital capacitem outros profissionais da saúde para perceberem os primeiros indícios da presença do câncer infantil”, informa. Segundo a deputada, a iniciativa foi motivada pelo alto índice de crianças do interior que chegavam tardiamente ao hospital.

“O tratamento tardio diminui a chance de cura de 80% para 40% ou 50%. Desde a implantação do programa, o hospital passou a registrar casos com 70% de cura nessas crianças”, adianta. Conforme Érika Amorim, além dessas informações, os canais de atendimento e identificação de sintomas suspeitos serão outros temas abordados durante a palestra.

Convidados
Foram convidados para o evento secretários municipais de Saúde, representantes do setor da Saúde do Governo, além de especialistas e técnicos ligados ao tema.

Balanço
A palestra encerra ciclo de palestras do colegiado em 2019, que contou com importantes nomes ligados à infância. “A comissão promoveu 10 palestras sobre temas atuais, que permeiam o cotidiano de crianças, adolescentes, mães, pais e educadores, entre as quais, a alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o professor Pádua Araújo e com a doutora em Educação e psiquiatra Francinete Giffoni. O procurador do Ministério Público do Trabalho, Antônio Lima, também ministrou palestra sobre o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil”, registra Érika Amorim.

Com informações da Assessoria



Comment closed







Comment closed
Topo | Home


Comments are closed.