Horário Eleitoral Gratuito
Atualizado em: 20/08/2014 - 10:14 am

Candidatos ao governo estreiam na TV nesta quarta-feira

Candidatos ao governo estreiam na TV nesta quarta-feira

Os candidatos ao governo do Ceará e ao Senado estreiam, nesta quarta-feira (20), seus programas no Horário Eleitoral Gratuito, entretanto, a aparição dos mesmos já foi garantida, ontem, através das inserções da campanha eleitoral na TV e no rádio. Os dois candidatos que polarizam a campanha até o momento, Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB), usaram estratégias diferente neste primeiro momento.

Camilo
O petista Camilo Santana pegou carona no clichê eleitoral. No início da fase televisiva, Camilo, além de mostrar sua biografia, colou sua imagem à da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, e ao ex-presidente Lula, além do governador Cid Gomes (Pros). Ele usou as inserções para ressaltar sua relação com a gestão atual. A coligação de Camilo sustenta que o petista é desconhecido do eleitorado e, por isso, seguirá as estratégias adotadas em 2012, quando o prefeito Roberto Cláudio foi eleitor para administrar Fortaleza.

Eunício
Já as inserções da coligação do PMDB apresentaram um discurso diferente. A coligação, desde o primeiro momento, pautou o espaço para apresentar suas propostas. A ideia do partido é dar um passo a frente, uma vez que o senador já é conhecido, e exibir as propostas de governo que foram construídas com a “colaboração da população”, após diversas reuniões com setores da sociedade civil.

Senado
As inserções dos candidatos ao Senado seguiram perfil semelhante ao dos candidatos ao governo estadual. A diferença é que, em vez de Cid Gomes, Mauro Filho (Pros) foi apresentado pelo ex-ministro e atual secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes (Pros), seu padrinho político.

Inserções
As inserções já estão definidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). As sobras de tempo das inserções, que vão ao ar de maneira intercalada, durante todo o dia, beneficiaram apenas um dos quatro candidatos que estão na disputa pelo Governo. A sobra ficou com a coligação encabeçada pelo peemedebista Eunício Oliveira. As inserções, por sua vez, somam 30 minutos diários, divididos, igualmente, entre os cinco cargos em disputa, o que resulta em 6 minutos para cada cargo. Quem tem o maior numero é a coligação liderada por Camilo Santana com 242, seguido por Eunício com 186, Eliane Novais e Ailton Lopes, respectivamente, com 65 e 47 inserções.

Programa na TV
Para o programa na TV, o líder da última pesquisa Datafolha, Eunício Oliveira, adota linha de “apresentação” semelhante aos demais candidatos. Sua coligação planejou para abertura do horário eleitoral um vídeo em que mostra a cidade de Lavras da Mangabeira, na região Centro Sul do Ceará , onde ele nasceu, até sua adolescência e militância estudantil em Fortaleza, com a ascensão na vida profissional e seu ingresso na política. Inclusive, a equipe de campanha disponibilizou ao eleitor, nos canais oficiais de campanha, um vídeo de 30 segundos com uma prévia do que será apresentado no rádio e televisão.

Sem detalhes
A coligação de Camilo, por sua vez, não divulgou detalhes de seu programa, mas, se seguirem a estratégia adotada inicialmente, o início seguirá o padrão das inserções, com a apresentação do candidato.

Homenagens
Já no caso do PSB, o início da fase televisiva da propaganda eleitoral será marcado por homenagens ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em acidente aéreo na semana passada. Ontem, inclusive, o tempo destinado aos candidatos a deputado federal pelo partido foi usado para homenagear o socialista.

Poder popular
A Frente Social de Esquerda vai usar o espaço na TV para, além de apresentar o bancário Ailton Lopes, argumentar sobre a necessidade construção de um poder popular, conforme foi defendido pelos candidatos à presidente da República nos programas televisivos exibidos ontem.

Sequência e tempo
A propaganda para os candidatos ao governo do Estado começa com a apresentação do candidato do Psol, Ailton Lopes, que terá 1 minuto e 44 segundos. Na sequência, Eunício Oliveira (PMDB) irá apresentar suas propostas durante 6 minutos e 51 segundos. A terceira a aparecer na propaganda será a deputada Eliane Novais, candidata do PSB, que terá 2 minutos e 25 segundos. Encerrando a primeira rodada, o petista Camilo Santana mostrará suas ideias para a administração do Ceará em 8 minutos e 58 segundos.

A partir daí, a ordem será rotativa, diariamente. No segundo dia, por exemplo, Camilo passa a ser o primeiro a aparecer, enquanto Ailton será o último, e assim sucessivamente até o fim da propaganda eleitoral.

E ainda
No que diz respeito a apresentação para os candidatos que disputam o Senado Federal, a sequencia é a seguinte: Mauro Filho (Pros) abrirá o horário com 4 minutos e 29 segundos. Depois, o tucano Tasso Jereissati (PSDB) apresentará as propostas ao eleitor cearense durante 3 minutos e 25 segundos. A ambientalista Geovana Cartaxo, candidata do PSB, será a terceira a aparecer na propaganda com 1 minuto e 12 segundos. Encerrando o bloco de candidatos ao senado, a professora Rachel Dias do PSTU terá 52 segundos.

Com informações do OE



0 comentários







0 comentários
Topo | Home