Ceará
Atualizado em: 16/06/2011 - 4:21 pm

Foto: Divulgação

O governador Cid Gomes vai acompanhar, nesta sexta-feira (17), às 10h30min, os testes em movimento dos primeiros trens do Metrô de Fortaleza. Cid Gomes vai percorrer o trecho de 2,8 quilômetros da Linha Sul, entre as estações Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara) e Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú), a bordo de um dos dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs).

Sul
Os trens são constituídos de três carros cada, com comprimento total de aproximadamente 40 metros. A Linha Sul do Metrô de Fortaleza terá 24,1 quilômetros e vai ligar Pacatuba ao Centro de Fortaleza. São 18 km em trecho de superfície, 4,0 km em subterrâneo e 2,1 km em elevado.

A Linha Sul será a primeira linha metroviária do Ceará e terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas por dia numa primeira etapa.

Trens
Os trens fazem parte de um conjunto de 20 TUEs, adquiridos pelo Governo do Ceará da empresa italiana Ansaldo Breda para operar na Linha Sul do Metrô de Fortaleza. O Estado investiu R$ 240 milhões na compra dos 20 trens.

Testes
Na chamada fase de testes dinâmicos, estão sendo aferidos os diversos sistemas em operação real dos trens unidades elétricas (TUEs), tais como freios, sistema pneumático, portas, iluminação interna e externa, informações ao passageiro, comandos operacionais, energia de tração, energia auxiliar, sistemas mecânicos (truques, engates, gang way, estrutura) e climatização.

Assistida
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) espera que até o início de 2012, o Metrô inicie a operação assistida, período em que os trens vão circular já com passageiros, mas ainda sem cobrança de passagem e em um período de tempo reduzido, fora dos horários de pico. 

Comercial
A previsão é que a operação comercial da Linha Sul tenha início no segundo semestre de 2012 entre as estações Carlito Benevides (antiga Estação Vila das Flores) e Parangaba. Atualmente, 89,37% das obras civis da Linha Sul foram executadas. Toda a Linha Sul terá um investimento de R$ 1,7 bilhão.

Estações
A Linha Sul do Metrô de Fortaleza terá 20 estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Raquel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Xico da Silva (antiga João Felipe). As estações Juscelino Kubitschek (antiga Montese) e Padre Cícero já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas.

Serviço
Evento: Teste com o primeiro trem do Metrô na Estação Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara) – avenida Central s/n – Acaracuzinho – Maracanaú
Data: sexta-feira (17), às 10h30min, saída da Estação Rachel de Queiroz
Como chegar: segue pela CE-060 (sentido Fortaleza Pacatuba), depois da Ceasa, no primeiro gerador entra à direita, segue em frente até passar o viaduto sobre a via férrea, desce o viaduto e segue sentido Pacatuba sempre à margem da via férrea. A Estação Rachel de Queiroz (Pajuçara) é a primeira a surgir.

 Da Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza



1 comentário







1 comentário
Topo | Home


Izaias Queiroz | quinta-feira junho 16 2011 | 22:15

Já tava na hora do metrô funcionar,depois de dois anos paralização, é um tapa na cara da população da pacatuba,todo dia desinbolsar 5,00 transporte, enquanto poderia pagar menos,tá na hora de voltar a funcionar o metror via sul de fortaleza. Izaias vila das flores. pacatuba ceará.






You must be logged in to post a comment.