Ceará
Atualizado em: 09/09/2013 - 9:07 pm

Cid Gomes confirma Ciro na Saúde e apresenta novos secretários. Foto: Kézya Diniz

Cid Gomes confirma Ciro na Saúde e apresenta novos secretários. Foto: Kézya Diniz

Depois de um fim de semana de intensa articulação, informações de bastidores e muita especulação, o governador Cid Gomes (PSB) finalmente anunciou, na noite desta segunda-feira (09), a lista de novos secretários da administração estadual.

A relação dos oitos gestores que assumem as vagas, abertas após as exonerações divulgadas na última sexta-feira (06), mistura perfis técnicos e indicações política.

Holofotes
A grande “atração”, no primeiro momento, era o ex-ministro Ciro Gomes, irmão de Cid, que foi confirmado como o novo secretário de Saúde do Ceará. Mas quem acabou monopolizando a atenção da imprensa foi o novo titular da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva.

Ex-secretários
Os secretários exonerados também a companharam a nomeação de seus substitutos, a exceção do agora ex-titular do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, que estava viajando. Na ocasião, o governador agradeceu o empenho de cada gestor e, assim como já havia justificado em sua página pessoal no Facebook, ressaltou que os agora ex-secretários irão disputar mandatos eletivos em 2014. Cid Gomes reforçou, ainda, as metas e os investimentos do governo em cada área.

Partidos
As mudanças nas pastas mantém quase inalterado o peso dos partidos na composição do primeiro escalão do governo. O único que “perdeu” foi o PCdoB que depois de quase sete anos deixa a secretaria de Saúde do Estado e passa a ocupar a pasta dos Esportes, antes preenchida por Gony Arruda, do PSD

Saúde com Ciro
Para a Secretaria de Saúde (Sesa) foi confirmado o nome do ex-ministro Ciro Gomes (PSB), irmão do governador Cid Gomes. Ele assume o lugar de Arruda Bastos, do PCdoB, que deve concorrer a vaga de deputado estadual em 2014.

Segurança de Servilho
Na Secretaria de Segurança, quem assume é  Servilho Paiva, que era titular da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança e Sistema Penintenciário do Ceará. Também já atuou Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.

Controladoria com aliado de Moroni
No lugar de Servilho, assume a Controladoria da PM Francisco Sales de Oliveira, delegado aposentado que integrou a equipe de Moroni Torgan (DEM) durante sua gestão na SSPDS – no governo Tasso Jereissati.

Cultura com Mamede
Na Secretaria de Cultura (Secult), Paulo Mamede assume o cargo. Ele era coordenador de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Conpam tem assessor de Eunício
O publicitário Bruno Vale vai para o Conselho de Políticas Públicas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). Ele faz parte da cota do PMDB e terá pela frente a missão de articular a regulamentação do Parque do Cocó.

Outras pastas
Também foram anunciados: para a secretaria de Esportes, o ex-secretário de Educação de Maranguape, Gilvan Paiva (PCdoB); o técnico do Ministério do Trabalho, Josbertini Clementino, fica à frente da secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social;  e o atual secretário Executivo de Cidades, Carlo Ferrentini, assume a pasta; Na Fazenda, o secretário adjunto  João Marcos Maia, assume a Secretaria.

Detalhes
Confira abaixo, nomes, fotografias e perfis de cada um dos novos secretários anunciados nesta segunda-feira:

TrabalhoSecretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) – Josbertini Virgínio Clementino
Foi diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego. É graduado em Administração Pública e de Empresas pela UECE e mestre em Planejamento e Políticas Públicas. Foi Secretário Parlamentar da Câmara dos Deputados, Conselheiro Nacional de Juventude da Presidência da República e Consultor do Banco Mundial. É filiado ao PDT.

Sec_MeioAmbienteConselho de Políticas e gestão do Meio Ambiente (Conpam) – Bruno Vale Sarmento de Menezes
Natural de Fortaleza, é formado em Publicidade e Propaganda pela Miami Advertising School. Foi coordenador de promoções e eventos da Secretaria de Fortaleza e exerceu a chefia de Gabinete do Bloco da Maioria e Liderança do PMDB.

Sec_FazendaSecretaria da Fazenda (Sefaz) – João Marcos Maia
Natural de Fortaleza. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutorando em Desenvolvimento Regional. É funcionário de carreira da Secretaria da Fazenda do Estado. Foi secretário-adjunto da Fazenda no atual governo.

Sec_EsporteSecretaria do Esporte (Sesporte) – Gilvan Paiva
Natural de Sobral. É formado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Foi secretário de Educação de Maranguape e secretário de Esporte e Juventude de Sobral. Gilvan é professor da rede estadual de ensino. É filiado ao PCdoB.

Sec_CidadesSecretaria das Cidades – Carlo Ferrentini
Natural de Fortaleza. É formado em Tecnologia da Informação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Ex-funcionário da Fundação Getúlio Vargas e foi secretário-executivo da Secretaria das Cidades.

 

imagesCorregedoria Geral de Disciplina – Francisco Sales de Oliveira
Natural de Fortaleza. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Delegado aposentado da Polícia Civil, foi diretor de transporte da Etufor.

 

Sec_CulturaSecretaria da Cultura – Paulo Mamede
Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem especialização em Teoria da Comunicação e da Imagem pela mesma instituição. Foi Assessor de Comunicação Social de Icapuí, da Associação dos Docentes da UFC. Também foi do Centro Acadêmico Tristão de Athayde e presidente do Sindjorce. Foi coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Sec_SegurancaSecretaria da Segurança Pública e Defesa Social – Servilho Paiva
Natural de Pernambuco. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado em Direito pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco. Delegado da Polícia Federal da Classe Especial. Ex-secretário de Defesa Social de Pernambuco e foi titular da Corregedoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará.

Sec_SaudeSecretaria da Saúde – Ciro Gomes
Nasceu em Pindamonhangaba, São Paulo. É advogado formado pela Universidade Federal do Ceará. Estudou economia na Harvard Law School. Foi Deputado Estadual, Prefeito de Fortaleza, Governador do Estado do Ceará, Ministro da Fazenda, Ministro da Integração Nacional e Deputado Federal.



0 comentários







0 comentários
Topo | Home




You must be logged in to post a comment.