Corrupção, Nacional
Atualizado em: 23/09/2011 - 4:26 pm

Marcello Casal Jr/ABr - 25 mil manifestantes protestaram em Brasília no começo do mês. Movimento apartidário nascido na internet.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota, na última quinta-feira (22), intitulada Vencer a corrupção com mobilização social, para manifestar solidariedade às “manifestações populares contra a corrupção e a impunidade, que corroem as instituições do Estado brasileiro“.

Para a CNBB, a “crescente interpelação da sociedade para melhor qualificar, social e eticamente, os seus representantes e outros poderes constituídos, se expressou como nova forma significativa do exercício da cidadania. Reveladora dessa consciência cidadã foi, além das atuais marchas contra corrupção, a mobilização durante a Semana da Pátria, que recolheu mais de 150 mil petições via meio internet em favor da campanha ‘Vamos salvar a Ficha Limpa’.”

No documento, a entidade defende medidas para “banir de nosso a longa e dolorosa tradição de apropriação do Estado, por parte de alguns, para enriquecimento de pessoas e empresas“, como a extinção das emendas individuais ao Orçamento, a redução do número de cargos em comissão, o fim do voto secreto no Congresso, a agilização na justiça dos trâmites processuais nos crimes de corrupção e a “aplicação da ‘Lei da Ficha Limpa’ aos candidatos a cargos comissionados, que também deveriam ser reduzidos“.

Para ler a nota completa, clique aqui.



0 comentários







0 comentários
Topo | Home