Ceará
Atualizado em: 10/07/2013 - 6:29 pm

César Barreira é membro da UFC na Comissão e coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV)

César Barreira é membro da UFC na Comissão e coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV)

Será instalada na quinta-feira (11), às 19h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Campus do Benfica), a Comissão da Verdade das Universidades do Ceará. De acordo com o Prof. César Barreira, membro da UFC na Comissão e coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Instituição, o objetivo  é empreender uma “reconstrução histórica desse período de repressão que foi a ditadura militar brasileira”.

César Barreira também explica que a Comissão foi criada a partir de parceria entre os reitores da UFC, Prof. Jesualdo Farias, e da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Prof. Jackson Sampaio, que estarão presentes na solenidade de instalação.

Quem vai
Além deles, participam: Leonardo Jun Ferreira Hidaka, Gerente de Projeto na Secretaria-Executiva da Comissão Nacional da Verdade, da Presidência da República; a Profª Nilma Lino Gomes, Reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); e integrantes de comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará, da Câmara dos Vereadores de Fortaleza e da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Ceará, além de membros e entidades da sociedade civil ligados à área.

Tortura
A Comissão é formada por 16 integrantes: três professores, três estudantes e dois servidores técnico-administrativos de cada universidade (UFC e Uece). “As reuniões já estão acontecendo, estamos estruturando os trabalhos. Logo em seguida, vamos nos voltar para lidar com a memória de professores, alunos e funcionários que sofreram tortura naquele período; faremos uma recuperação desses casos. Precisamos saber quantos e quem foram os prejudicados”, explica César Barreira.

Com informações da UFC



0 comentários







0 comentários
Topo | Home




You must be logged in to post a comment.