Polêmica
Atualizado em: 09/07/2013 - 6:46 am

Plenário da Câmara Federal

Plenário da Câmara Federal

Deputados e senadores vão cobrar explicações oficiais sobre as denúncias de que o governo dos Estados Unidos teriam monitorado e-mails e telefonemas de brasileiros.

Sigilo das comunicações
Na Câmara, os parlamentares devem acelerar a criação de uma nova lei para proteger o sigilo das comunicações eletrônicas, retomando o debate sobre o Marco Civil da Internet (PL 2126/11). O episódio também será discutido na reunião de líderes partidário nesta terça-feira (09), às 11h30, na Presidência da Casa. Deputados consideraram as denúncias graves e um atentado à soberania nacional e aos direitos dos cidadãos brasileiros.

Requerimento
No Senado, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) discutirá, também nesta terça-feira (09), requerimento para que o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, e o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, apresentem aos senadores explicações sobre as denúncias.

Espionagem
A espionagem internacional e em massa do governo norte-americano começou a ser denunciada por Edward Snowden, ex-agente de inteligência americano há um mês. Neste final de semana, o jornal O Globo trouxe detalhes de como essa espionagem teria ocorrido no Brasil, que seria um dos países mais vigiados do mundo – o mais na América Latina.

Leia aqui:
Brasil pede explicações aos Estados Unidos sobre espionagem eletrônica

Segundo documentos repassados por Snowden ao repórter britânico Glenn Greenwald, a agência de segurança norte-americana teria montado, inclusive, um escritório de espionagem das telecomunicações brasileiras em Brasília. As autoridades americanas não negaram nem confirmaram a espionagem, mas disseram que a prática é a mesma feita por diversos países e que as informações são compartilhadas com os aliados norte-americanos.

Com informações do Senado e da Câmara dos Deputados



0 comentários







0 comentários
Topo | Home




You must be logged in to post a comment.