Em Brasília
Atualizado em: 18/08/2011 - 8:40 am

Dep. Federal Chico Lopes (PCdoB). Foto: Kézya Diniz

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, deputado José Carlos Araújo (PDT-BA), sorteou na quarta-feira (17) os nomes dos três parlamentares que poderão ser relatores da representação contra o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) no conselho. Entre eles está o cearense Chico Lopes (PCdoB-CE). Os outros são Waldenor Pereira (PT-BA) e Fernando Francischini (PSDB-PR).

Na próxima terça-feira (23), o presidente do conselho definirá qual dos três assumirá a relatoria do processo. No mesmo dia, Araújo instaurará o processo contra Costa Neto. O relator escolhido fará um parecer preliminar considerando a representação apta ou não para ter continuidade o processo. A representação contra o parlamentar paulista foi apresentada ao Conselho de Ética pelo PSOL e pelo PPS.

Leia ainda: ISTOÉ revela: “As negociatas do ministro Nascimento”

No texto, os partidos afirmam que as graves denúncias, além de constituírem indícios da prática de atividades ilícitas, caracterizam atitudes que desprestigiariam a Câmara dos Deputados e os seus membros.

E mais
Vale lembrar que imagens obtidas pela revista IstoÉ comprovam que o “mensaleiro” Valdemar Costa Neto faz os acordos para desviar verbas públicas usando o orçamento do ministério dos Transportes.

O deputado Valdemar Costa Neto também é réu no processo do Mensalão. Ele é acusado de receber R$ 11 milhões do publicitário Marcos Valério. Na época, o parlamentar renunciou do mandato para escapar da cassação.

Veja também:
Obras rendem R$ 18 milhões à construtora de mulher de diretor do Dnit   
Ministro dos Transportes afasta diretor interino do Dnit  
Exoneração de Alfredo Nascimento é publicada no Diário Oficial  

Se o relator der parecer favorável ao prosseguimento da investigação e o mesmo for aprovado pelos conselheiros, o processo prosseguirá e o acusado será notificado e terá dez dias para apresentar sua defesa ao Conselho de Ética. A representação vai apurar se o deputado Costa Neto quebrou ou não o decoro parlamentar e se deve ou não perder o mandato.

Com informações da Agência Brasil



0 comentários







0 comentários
Topo | Home