Polêmica
Atualizado em: 25/08/2011 - 1:03 pm

Oposição diz que Cid Gomes estaria sitiando áreas da Cidade

A Assembleia legislativa aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (25), o projeto do executivo que cria uma área de segurança permanente no Ceará. O projeto recebeu apenas quatro votos contrários. Os parlamentares afirmam que o projeto cria um “estado de sítio” no Ceará.

Os únicos deputados que se posicionaram contra foram deputado Heitor Férrer (PDT), Roberto Mesquita (PV), Agostinho Moreira (PV) e Eliane Novais (PSB). Heitor Férrer vinha criticando a mensagem desde que foi proposta, no dia 9 de agosto. Para ele o texto é inconstitucional.

Leia mais:
Deputado diz que proposta de Cid é ditatorial e que “governador quer sitiar a cidade”

“Se aprovarmos, estaremos sitiando áreas onde o governador está. O governador quer sitiar a cidade. Essa é uma prática de regime ditatorial. Uma democracia não permite tamanha atrocidade, tamanho isolamento do governante. O Governo está se encastelando. Bem diferente da época em que vai às praças pedir voto”, atacou.

Área
Conforme a mensagem, a área de segurança corresponde a “todo espaço físico que se faça necessário para procedimentos de segurança institucional à sede do Governo e à locomoção e segurança ao Governador e autoridades públicas”. Dessa forma, o Executivo fixa como permanente a área de segurança no entorno do Palácio da Abolição e Residência Oficial. Ao norte, o limite seria a avenida Abolição; ao sul, a rua Costa Barros; a leste, a rua Nunes Valente; e, a oeste, a avenida Rui Barbosa.

Alteração no texto
A mensagem original previa que o perímetro de 250 metros do local onde se encontrar o governador em eventos públicos seria considerado área de segurança transitória. Uma emenda consensual retirou este item da matéria que, após aprovada, segue para sanção de Cid Gomes.

A proteção ao chefe de Estado será de competência da Casa Militar, que poderá requisitar o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também poderá ser convocado para apoio operacional.



12 comentários







12 comentários
Topo | Home


Eduardo | quinta-feira agosto 25 2011 | 14:37

Meu Deus! Como é possível que tamanha barbaridade tenha sido aprovada por ampla maioria! Que Governo é esse? Que Deputados são esses? Parece o caminhar para um Governo Ditatorial!

jose carlos ferreira de abreu | quinta-feira agosto 25 2011 | 16:07

O Sr governador quando queria voto da populaçao andava agarado com qualquer pessoa indepedente de sua classe social ,agora como estar no poder a fasta qualquer um do seu contato,criando a area de segurança.por isso conclamo a populaçao na hora de votar ,vamos fazer uma area de segurança para afastar o Sr Governador e todos os deputados que votaram na area de segurança e voltamos em novas lideranças,entao daremos a nossa reposta .chega de ditadura.

José Genivaldo Batista de Lima | quinta-feira agosto 25 2011 | 16:39

Quando ele for candidato novamente, fazendo comícios por ai, o povo vai poder chegar perto dele. É brincadeira. Tanta segurança e nós estamos entregues as baratas, assalto por cima de assalto, o interior nem se fala, quem manda é a bandidagem, deveria criar área de segurança era para o povo, combater a criminalidade e educar a população jovem para no futuro próximo diminuir o número de presidiários, falar em educação, porque você Governador, não valoriza o professor, pague o piso deles.

Targino Magalhães | quinta-feira agosto 25 2011 | 16:54

Enfim, a “República” dentro da Federação Brasileira vem se concretizando despoticamente; será uma nova Confederação do Equador???
Que pena que a Assembleia Legislativa Cearense seja submissa ao quarto poder desta “República”
ou seja, o PODER MODERADOR do nosso Soberano detentor dos destinos do povo cearense.
Agora vai ficar fácil fazer a REPRESSÃO aos professores em greve e o mais absurdo, fazen um enclave do ABOLIÇÃO nas comunidades a serem removidas.
TREMEI Comunidade Aldacir Barbosa!!!!
Ao Soberano Déspota do Ceará vida longa!!!!!

Targino Magalhães | quinta-feira agosto 25 2011 | 16:58

TREMEI COMUNIDADES REMOVÍVEIS DO V.L.T.
UM NOVO ENCLAVE DO ABOLIÇÃO SERÁ INSTALADO NA REPPÚBLICA DESPÓTICA DO CEARÁ.

CRISTIANO-99836998 | quinta-feira agosto 25 2011 | 18:07

ESTA CORRETO O GOVERNADOR COLOCAR A SUA RESIDENCIA E O PALACIO DA ABOLIÇÃO COMO AREA DE SEGURANÇA,A OPOSIÇÃO FALA PELOS COTUVELOS,HEITOR FERRER UM POSSIVEL CANDIDATO A PREFEITO DE FORTALEZA DEVERIA ESTA PREOCUPADO COM ESSA DESGASTADA GESTÃO DA PREFEITA,ROBERTO MESQUITA TA QUERENDO MESMO E APARECER,AGOSTINHO MOREIRA SO QUER SABER DE DEFENDER A BANDIDAGEM DO GRANDE PIRAMBU,ELIANE NOVAES TA FICANDO DOIDA DA CABEÇA POR QUE ,QUER SER DE QUAL QUER FORMA A CANDIDATA DO PSB A PREFEITURA DE FORTALEZA,VCS QUEREM ME DIZER QUE TODOS OS DEPUTADOS ESTAO ERRADO,SO ESSES QUATRO DEPUTADOS ESTAO CORRETOS,GOVERNADOR QUE MANTEM UMA BASE ATUANTE NA ASSEMBLEIA E SINAL QUE,TANTO O POVO COMO OS DEPUTADOS CONCORDAM COM A SUA ATUAL GESTÃO.

Dino | quinta-feira agosto 25 2011 | 19:55

Cristiano que tamanho é essa residência oficial e esse palácio pra mandar o povo ficar na Abolição e do outro lado na Costa Barros!?

Rafael Rocha | quinta-feira agosto 25 2011 | 22:07

O Governador Cid Gomes está se tornando num imperador… Já construiu seu castelo, agora só falta se tornar vitalício no poder…

CÍCERO CIRO | sexta-feira agosto 26 2011 | 00:09

IRONICAMENTE A SEDE DO GOVERNO É CHAMADO DE ¨PALÁCIO DA ABOLIÇÃO¨.SERIA A ABOLIÇÃO DA LIBERDADE CIVIL ? COINCIDENTEMENTE ISTO É APROVADO EM UMA ÉPOCA DE PROTESTOS.

Leandro | sexta-feira agosto 26 2011 | 08:26

ESTÁ ERRADO SENHOR GOVERNADOR, PARA PEDIR VOTOS O SENHOR ANDA EM TODO TIPO DE LOCAL E BEM AGARRADINHO COM AS PESSOAS. MAS AS CRÍTICAS DAS PESSOAS PARECE QUE NÃO VALEM PRA VOCÊ, NÃO É MESMO ?

luiz gonzaga | sexta-feira agosto 26 2011 | 10:23

estamos perdidos com esse governo e com essa bancada de deputados que só sabem balançar a cabeça para o governo

João | sexta-feira agosto 26 2011 | 22:34

Parabéns governador, vou adorar usufruir de sua segurança particular, moro entre estas delimitações. Para mim e meus vizinhos próximos, ótimo. E quanto o resto da cidade?






You must be logged in to post a comment.