Bastidores
Atualizado em: 11/08/2011 - 1:05 pm

Da Redação do Jangadeiro Online

Foto: Kamilla Ladeira

A presidente Dilma Rousseff (PT) prometeu, nesta quinta-feira (11), em entrevista à Jangadeiro FM durante sua visita ao Ceará, que o governo vai usar a experiência norte-americana dos “home cares” para financiar estruturas de atendimento a doentes em casa. O objetivo, segundo ela, é amenizar a demanda em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O governo vai financiar, com seus recursos, o tratamento do doente em sua casa, como se fosse no hospital”, declarou Dilma. De acordo com a presidente, o foco do programa são pacientes em recuperação. “Em certos casos, a pessoa não precisa ficar uma semana no hospital. Ela pode ficar em casa se tiver alguém para cuidar”, completou.

As portarias que reorganizam o atendimento de urgência no SUS e que preveem o tratamento domiciliar já foram publicadas pelo Ministério da Saúde. Para 2011, o investimento deve ser de R$ 36,5 milhões. Apesar disso, a presidente não deu detalhes de quando o sistema estará, de fato, funcionando.

Vagas para Medicina
Durante a entrevista, Dilma Rousseff prometeu ainda aumentar o número de vagas nas universidades para a formação de novos médicos, principalmente nas instituições nos municípios do interior do Brasil. “Assim, o médico se forma lá e continua trabalhando, não migrando para outras cidades, como acontece na maioria dos casos”,disse.

Para isso, Dilma afirmou que já existe uma parceria entre o Ministério da Saúde e da Educação para ampliar a oferta dos cursos de medicina, “principalmente nas universidades que nós interioramos”, completou a presidente.

Leia mais:
Dilma reconhece situação precária das estradas cearenses
Dilma já está no Pecém onde inaugura equipamentos
Início da terraplanagem na Siderúrgica do Pecém é o primeiro compromisso de Dilma no Ceará

Com informações da Jangadeiro FM



0 comentários







0 comentários
Topo | Home