Contra o câncer
Atualizado em: 30/10/2011 - 2:33 pm

Um dia após receber a notícia sobre um tumor na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva passa o domingo (30) descansando em São Bernardo do Campo (SP) e seguindo a orientação médica de falar pouco, segundo informou sua assessoria. Não há previsão de visitas ao longo do dia. A informação é da Folha.com.

A Folha consultou especialistas e publicou, neste domingo, uma imagem que ajuda a entender melhor o diagnótico do ex-presidente. Para ampliar, clique na figura.

Lula passou por exames no sábado (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que detectaram a doença. Ele começa a quimioterapia amanhã. Os médicos optaram por esse tratamento para tentar preservar o órgão.

Leia ainda:
Ex-presidente Lula é diagnosticado com câncer na laringe  
Dilma está “muito preocupada” com doença de Lula, diz ministro   
Políticos brasileiros manifestam apoio à recuperação de Lula
Em nota, Dilma manifesta torcida por “rápida recuperação” de Lula

Tabagista
O fumo pode ter sido a causa para o câncer, segundo o oncologista Artur Katz. Ex-fumante de cigarros, Lula gosta de cigarrilhas, hábito que dividia com o seu vice, José Alencar, morto em março deste ano, após lutar por mais de 15 anos contra um câncer.

Os dois também costumavam tomar “uns golos”, como dizia Alencar. O álcool é um fator de risco a mais para a evolução da doença. Mas também existem causas virais e não é possível ainda afirmar o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula.

Cura
O tumor na laringe tem cerca de 3 cm, segundo a Folha apurou com médicos do hospital. Katz disse que o tumor “não muito grande” foi descoberto na manhã de ontem. “As chances de cura são excelentes.”

Confiança
Antes de deixar o hospital, Lula recebeu a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que relatou tranquilidade do ex-presidente. “Dona Marisa, Lula estão tranquilos, confiantes, porque o problema dele tem cura. Foi pego no início, então as perspectivas são boas.”, disse Mantega.

Na quinta-feira (27), Lula comemorou seu aniversário de 66 anos no instituto que leva seu nome. Em uma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.

Da Folha.com



0 comentários







0 comentários
Topo | Home