Ceará
Atualizado em: 08/12/2016 - 1:27 pm

Escola Superior da Magistratura do Ceará. Foto: TJCE

Escola Superior da Magistratura do Ceará. Foto: TJCE

Tem início a partir das 19 horas desta quinta-feira (08/12), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o V Encontro da Magistratura Cearense. O evento, realizado em parceria com a Associação Cearense de Magistrados (ACM), será encerrado na manhã de sábado (10) e celebrará o aniversário de 30 anos de fundação da Esmec.

Tendo como tema “O Judiciário como ator político e a democracia”, o Encontro buscará aprofundar o debate sobre o protagonismo da Justiça como árbitro dos conflitos políticos, especialmente a atuação do Supremo Tribunal Federal, e os reflexos de suas ações para o regime democrático.

Com a palavra
Farão pronunciamentos, na solenidade de abertura, o juiz Antônio Alves de Araújo, presidente da ACM, e o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, Diretor da Esmec. Haverá ainda a entrega de placas aos 15 ex-diretores e 12 ex-coordenadores da Escola, oportunidade em que o desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes (que coordenou a Esmec de 1987 a 2000) falará em nome dos homenageados.

Homenageados
Serão agraciados com a placa comemorativa dos 30 anos da Esmec, pelos relevantes serviços prestados à formação intelectual dos magistrados, os seguintes desembargadores, que atuaram como diretor: Paulo Francisco Banhos Ponte, Haroldo Correia de Oliveira Máximo, Francisco Lincoln Araújo e Silva, Raimundo Eymard Ribeiro de Amoreira, João Byron de Figueiredo Frota, Ademar Mendes Bezerra, José Cláudio Nogueira Carneiro, Gizela Nunes da Costa, Fernando Luiz Ximenes Rocha, Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque e Ernani Barreira Porto. Também receberão a honraria, in memoriam, os ex-diretores Francisco Hugo Alencar Furtado, Raimundo Bastos de Oliveira, José Maria de Melo e Júlio Carlos de Miranda Bezerra.

Humor
Em seguida, haverá a apresentação cultural “O Jurista na era da informação rasa e abundante”, a cargo do ator cômico Haroldo Guimarães, que participou dos filmes “O Astista Contra o Caba do Mal” (2004), “Cine Holliúdy” (2013), “Vestido Para Casar” (2014) e “O Shaolin do Sertão” (2016). Haroldo é ainda advogado, conferencista e consultor empresarial. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Direito e Processo do Trabalho (Ucam/RJ) e professor de graduação e pós-graduação em Direito (Unichristus).

Com informações do TJCE



0 comentários







0 comentários
Topo | Home