Ceará

“Eu não desisto”, diz Cid sobre Segurança Pública

“Eu não desisto”, diz Cid sobre Segurança Pública. Foto: Kézya Diniz
“Eu não desisto”, diz Cid sobre Segurança Pública. Foto: Kézya Diniz

O governo cearense estabeleceu uma lista de objetivos e metas para 2014, que englobam desde políticas educacionais e de combate à seca, até investimentos em infraestrutura. Na área da Segurança Pública, alvo de constantes críticas e questionamentos, o governador do Estado promete atenção especial.

“Na área da Segurança [Pública], eu não desisto”, disse o governador Cid Gomes (Pros) em conversa com jornalistas, ontem, após inauguração do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Messejana. A reportagem é do jornal O Estado.

Aposta
Segundo ressaltou, o Governo vem aplicando todas as fórmulas que se tem registro para combater a criminalidade. A última, segundo informou, foi a implantação do sistema de metas anunciado pela Secretaria de Segurança Pública (SSPDS), que consiste na gratificação financeira dos policiais que atingirem as metas mensais estabelecidas pela Secretaria.

A partir deste ano, o Estado foi dividido em 18 áreas Integradas de Segurança (AIS) e, em cada uma delas, será designado um delegado seccional e um comandante de batalhão para responder pela área, além do monitoramento de cada uma. A ideia , segundo o governador, é repassar em tempo real os dados e, com isso, aumentar a eficiência da polícia para diminuir os indicadores de violência.

Cid afirmou, ainda, que hoje existem 1.100 policiais em formação e disse que, em breve, deve anunciar nova turma.

Investimentos
Ao falar sobre o planejamento para o último ano de governo, Cid Gomes ressaltou que “a previsão é que, em 2014, o Governo faça o maior volume de investimento” da história. Ele adiantou que a construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza e o Cinturão das Águas devem ser as obras de maior destaque.

Saúde
Outro objetivo destacado será a construção dos hospitais regionais. Sobre a construção do Hospital Regional Metropolitano, Cid Gomes afirmou que, em breve, será lançado o edital de licitação para construção da obra. O hospital é a quarta unidade de saúde regional, dentro do compromisso do Governo do Estado em ampliar e qualificar a rede de assistência à saúde da população.

O primeiro a ficar pronto foi o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, que, desde maio de 2011, atende a população dos 44 municípios da macrorregião do Cariri. Em Quixeramobim, o hospital localizado no Sertão Central, deve ficar pronto este ano.

Acquário
Cid disse, ainda, que lutará para que o Acquário Ceará fique pronto. A previsão é que a obra seja concluída até o fim de 2014, para começar a operar no início de 2015. Localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza, o equipamento está orçado em R$ 250 milhões e será o maior do tipo na América Latina.

Secretariado
Embora seja um ano eleitoral, o governador descartou qualquer mudança no seu secretariado. Questionado, Cid afirmou que reformas pontuais já ocorreram e, até o momento, não lhe foi confidenciado que nenhum dos atuais secretários tenha o desejo de disputar as eleições. “Não tem previsão. Fiz isso o ano passado exatamente para que este ano seja um ano ininterrupto em relação às ações do Estado”, salientou.

Com informações do jornal O Estado


Curtir: