Copa 2014, Primeiro Plano
Atualizado em: 08/11/2011 - 8:41 pm

A Copa do Mundo do Brasil será realizada em 2014, mas na prática, o jogo já começou para aqueles que tem a missão de viabilizar uma das maiores competições esportivas do planeta. Por isso, a TV Jangadeiro entrou em campo com uma série de matérias especiais e entrevistas sobre o tema. O Programa Primeiro Plano deu o ponta pé inicial e recebeu, nesta terça-feira (8), o secretário especial da Copa no Ceará, Ferrucio Feitosa.

Na conversa, gravada em frente às obras de reforma do Estádio Castelão, Feitosa comemorou a confirmação do Ceará como sede das Copas das Confederações em 2013 e de até dois jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O secretário ressaltou que a FIFA priorizou o aspecto técnico na hora de avaliar as cidades e que o fato da reforma do Castelão estar em estágio adiantado foi fundamental para a escolha.

Parceria público-privado
Sobre a manutenção do estádio, Ferruccio Feitosa afirmou que a parceria público-privada entre o Estado e o consórcio que realiza a obra se manterá para a utilização da arena durante os próximos oito anos, com possibilidade de renovação de contrato.

Além de jogos de futebol, que teriam, por contrato, os preços mantidos, o Castelão terá estrutura para receber outras modalidades esportivas shows e eventos religiosos. Feitosa explica que “o parceiro privado tem uma liberdade maior de tentar capitalizar outros eventos”.
Outras obras e caos
Indagado sobre outras obras previstas para a Copa do Mundo no Ceará, especialmente no que se refere à mobilidade urbana, o secretário já se antecipa a eventuais atrasos e reafirma que o mais importante é ter “o palco do evento”.

Demonstrando estar a par de números e estatísticas, Feitosa procura ressaltar a importância viabilização do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para a capital.

“Hoje, Fortaleza tem, para cada três habitantes, um veiculo. São sete mil veículos por mês. Isso significa 84 mil novos veículos por ano em Fortaleza. Então a questão da mobilidade hoje na cidade de Fortaleza, é um verdadeiro caos”.

Prefeitura de Fortaleza
Sobre as obras que estão sob a responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, Ferruccio Feitosa foi evasivo. Disse que de acordo com o compromisso do município com o governo federal, as obras devem começar, no máximo, em janeiro do próximo ano e finalizar em junho ou julho de 2013.

“Eu só posso acreditar que essas obras terão o mesmo sucesso das demais obras que competem ao governo federal e ao governo estadual”.

Eleições
Sobre as especulações sobre uma eventual candidatura de Ferrucio à Prefeitura de Fortaleza, o secretário adota um discurso conciliador, lembrando a importância da manutenção da aliança do seu partido, o PSB, com o PT, que hoje administra a capital. Para ele, que o nome a ser escolhido deverá atender os anseios da população e não a interesses particulares.

Caso fosse convidado a ser candidato, Ferruccio Feitosa não diz que sim, nem que não. Responde que é cedo para falar em política, e que aposta em um entendimento entre o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins para sair com um nome de consenso.

Próximas entrevistas
As entrevistas do Primeiro Plano especial “A Copa também é nossa” serão exibidas respectivamente até a próxima quinta (10), sempre às 15 horas, no canal 37 da NET e no portal Jangadeiro Online. Na TV Jangadeiro, a entrevista será exibida após o Jornal do SBT. Na  quarta-feira (9) o Primeiro Plano recebe a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, e na quinta-feira (10) a conversa é com Ricardo Teixeira, Presidente da CBF.

Veja a entreveista na íntegra:



0 comentários







0 comentários
Topo | Home