Ceará, Copa 2014
Atualizado em: 25/04/2012 - 6:07 pm

Discutir a execução das obras de mobilidade urbana que constituem um legado importante da Copa ao Brasil. Esse é o objetivo do “Seminário sobre Mobilidade Urbana: o desafio de nossas cidades” que acontece nesta sexta (27), às 8h30, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa. Evento conta com presença de diversas autoridades e convidados, incluindo o ex-ministro Ciro Gomes.

Fortaleza é a primeira cidade a receber o seminário organizado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados. O evento vai debater a infraestrutura urbana para transportes, a aplicação da Lei de Mobilidade Urbana e os problemas com acessibilidade. A coordenação é do presidente da CDU, deputado Domingos Neto (PSB-CE).

Debate e visita
Pela manhã, haverá um debate com representantes do governo do estado e município no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa. No período da tarde, a comitiva de parlamentares visitará as obras da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, da linha de metrô Parangaba-Mucuripe e do Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor).

Aberto ao público, o seminário é preparatório para a XIII Conferência das Cidades de 2012.

Atraso em todo o país
O levantamento da Comissão de Desenvolvimento Urbano mostra que em Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Salvador e São Paulo, os projetos de mobilidade ainda não foram iniciados. Em Natal, Manaus e Curitiba os trabalhos não chegaram a 1% de execução. “Nosso objetivo é cruzar esses dados com os resultados das auditorias do TCU. Por isso, é importante que o ministro venha à Câmara e nos apresente isso”, explica o Domingos Neto (PSB-CE).

A Comissão também comparou duas matrizes de responsabilidades firmadas para a Copa. De 34 obras presentes na primeira matriz, de 2010, 79% tiveram cronogramas atrasados em comparação com a matriz de 2011. Em 83% das obras houve acréscimo nos valores.

Programação
– 8h30 – Abertura
– 9h – Relatório das obras de Mobilidade Urbana do Estado e do Município

– 12h30 – Almoço

– 14h30 – Visita às obras da Companhia Cearense de transportes metropolitanos (Metrofor)
– 15h30 – visita às obras da Linha Parangaba/Mucuripe
– 16h30 – visita às obras do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza
– 17h30 – Encerramento

Debatedores
Rômulo Fortes – Presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (METROFOR); Ferruccio Feitosa – Secretário Especial da Copa 2014 (SECOPA); Geraldo Accioly – Coordenador dos Projetos Especiais e Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura de Fortaleza; o arquiteto Fausto Nilo e o ex-ministro Ciro Gomes.



0 comentários







0 comentários
Topo | Home