Mobilidade
Atualizado em: 16/01/2019 - 4:37 pm

O prefeito Roberto Cláudio também foi homenageado pela Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, (EUA), por sua liderança na prevenção de lesões causadas pelo trânsito. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza foi premiada, em Washington, D.C., nos Estados Unidos, na terça-feira (15), como a cidade vencedora do Sustainable Transportation Award (Prêmio Transporte Sustentável, em português), por seus projetos e intervenções inovadoras que promovem a mobilidade urbana de forma sustentável e inclusiva. A cidade de Bucheon, na Coreia do Sul, venceu a premiação na categoria menção honrosa.

O prefeito Roberto Cláudio foi representado na solenidade pelo secretário-executivo da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Sabóia, e pela secretária de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza, Patrícia Macêdo. O superintendente da AMC, Arcelino Lima, também esteve presente à solenidade.

A premiação foi anunciada em junho de 2018, em Dar es Salaam, na Tanzânia, pelo ITDP, durante a última edição da MOBILIZE, maior cúpula internacional sobre transportes sustentáveis.

STA
O Prêmio Transporte Sustentável é patrocinado pelo ITDP e pelo Transit Center, com apoio do Banco Mundial. O vencedor do STA é selecionado por um comitê de organizações líderes na área de transporte sustentável e desenvolvimento urbano, incluindo o ITDP, Banco Mundial, WRI Ross Center for Sustainable Cities, CODATU, ICLEI, Clean Air Asia, GiZ, Instituto Clean Air e Despacio.

De acordo com o comitê do prêmio, Fortaleza foi a cidade vencedora pela implementação de boas práticas em suas ruas desde 2014, incluindo ruas completas ou divisão equitativa do espaço viário; reduzir do CO2 e aumentar a segurança no trânsito priorizando o transporte público, o ciclismo e a caminhada.

Meta
Em 2018, Fortaleza atingiu a meta de 108 km de corredores de ônibus exclusivos, que incluem terminais de ônibus reformados, um sistema de transporte integrado e sistema de carro elétrico compartilhado. Além disso, Fortaleza implantou 225 km de infraestrutura cicloviária e sistemas integrados de compartilhamento de bicicletas com transporte público. Os elementos de segurança viária implementados incluem, ainda, zona de trânsito clamo e um limite de velocidade reduzido, vias mais estreitas para carros com mais espaços e passagens elevadas para pedestres e redesenhos de cruzamentos.

Homenagem 
O prefeito Roberto Claudio também foi homenageado pela Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, (EUA), por sua liderança na prevenção de lesões causadas pelo trânsito. A homenagem aconteceu durante o evento “Chaves para o Sucesso da Segurança no Trânsito”, (Achieving SDGs: Keys to Success for Road Safety), que tem como objetivo o debate sobre a Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU (2011-2020).

O secretário-executivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia, participou de um painel, representando o prefeito Roberto Claudio, ao lado diretora da Iniciativa Global Road Safety da Bloomberg Philanthropies, Kelly Larson, e o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Nhan Tran.



Comment closed







Comment closed
Topo | Home


Comments are closed.