Nacional
Atualizado em: 13/04/2012 - 12:40 pm

Segundo Peluso, sistema funciona como um "google do Judiciário". Foto: CNJ

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) lançou nesta sexta-feira (13) um sistema público que possibilita o acesso a informações sobre processos judiciais, além de dados de varas e cartórios.

De acordo com o presidente do conselho, ministro Cezar Peluso, o CNIPE (Central Nacional de Informações Processuais e Extraprocessuais) funcionará como uma espécie de “Google do Judiciário”.

“Todos os dados públicos da Justiça poderão ser acessados neste sistema. Não há nada mais transparente do que isso em nenhum dos Poderes da República”, afirmou Peluso.

Sistema
Hoje, 40% de todas as informações dos tribunais, varas e cartórios já estão disponíveis no sistema. Segundo Peluso a ideia é que o CNIPE esteja completo em dois anos.

Como utilizar?
Quem quiser utilizá-lo deverá fazer o cadastro gratuito. O sistema pode ter várias finalidades, como, por exemplo, agilizar pesquisas feitas por empresas sobre funcionários em contratação, análises sobre clientes de bancos que pedem um empréstimo.

Informações
Utilizando o CPF ou o nome completo de alguém, é possível saber se ele responde a algum processo criminal, possui uma dívida na Justiça, tem participação em alguma empresa, entre outras informações.

Com informações do site do CNJ e da Folha.com

 



0 comentários







0 comentários
Topo | Home




You must be logged in to post a comment.