Nordeste
Atualizado em: 16/07/2015 - 4:28 pm

Governadores do Nordeste vão propor modelo de previdência complementar. Foto: Roberto Stuckert Filho/Arquivo/PR

Governadores do Nordeste vão propor modelo de previdência complementar. Foto: Roberto Stuckert Filho/Arquivo/PR

Os nove governadores do Nordeste vão propor ao Ministério da Previdência Social um modelo de previdência complementar para reduzir o déficit dos estados na área. A proposta foi debatida nesta quinta-feira (16) durante reunião prévia entre os secretários de governo, antecedendo o Encontro de Governadores do Nordeste, marcado para sexta-feira (17) em Teresina.

O modelo, chamado PrevConfederação, é consenso entre os participantes. “A PrevConfederação poderia ser gerenciada pela Caixa Econômica Federal. É uma solução de médio prazo bem-vista por todos os estados e que não deve provocar instabilidade do regime da previdência”, defende a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho.

Objetivo
Segundo ela, a proposta tem o objetivo de fazer frente ao grave déficit de todos os estados brasileiros na área da previdência. No Piauí, segundo a vice-governadora, em 2015, a conta está negativa em R$ 750 milhões e o valor será crescente até 2023.

“Os estados passam pela aflição de investir em previdência algo que corresponderia, por exemplo, ao orçamento da segurança pública, da educação ou da saúde. Os estados precisam tirar o dinheiro dos próprios cofres, porque o financiamento da previdência, da forma como foi pensado, não tem dado conta”, explicou Margarete Coelho.

E mais
A proposta será debatida, ainda nesta quinta, em reunião com representantes do Ministério da Previdência. O objetivo é definir a pauta que será tratada amanhã com o ministro Carlos Gabas. Além dele, estarão presentes os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

Com informações da EBC



0 comentários







0 comentários
Topo | Home