Nacional
Atualizado em: 07/07/2013 - 2:29 pm

Governo lança contratação de médicos estrangeiros nesta segunda

Governo lança contratação de médicos estrangeiros nesta segunda

O governo Federal lança nesta segunda-feira (8) o Programa Mais Médico para o Brasil, que prevê a ampliação de vagas de residência médica e contratação de milhares de médicos, inclusive profissionais estrangeiros. A medida será anunciada pela presidente Dilma Rousseff e os ministros Alexandre Padilha, da Saúde, e Aloizio Mercadante, da Educação.

Objetivo
O objetivo, segundo informações do governo, é melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e a formação dos médicos brasileiros. As propostas fazem parte do pacote anunciado pela presidente para melhoria dos serviços públicos em resposta às manifestações que ocorreram no País.

Críticas
A contratação de médicos estrangeiros é o ponto mais polêmico do programa e tem sido alvo de críticas de associações de médicos. Mas, conforme o ministro Alexandre Padilha, os profissionais estrangeiros vão passar por treinamento para avaliar a capacidade comunicação e as habilidades em medicina.

Logo após o treinamento, eles começarão atender aos pacientes. Segundo o ministro, o estrangeiros atuarão apenas na atenção básica à saúde e pelo período de três anos.

Revalida
O Conselho Federal de Medicina (CFM) argumenta que o problema da falta de atendimento à saúde no interior do País se deve à falta de estrutura e não de médicos, e exigem que os profissionais estrangeiros passem pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida, antes de começarem a trabalhar no Brasil. Esta semana, a categoria realizou uma mobilização contra a proposta do Governo.



0 comentários







0 comentários
Topo | Home




You must be logged in to post a comment.