Bastidores
Atualizado em: 14/07/2011 - 1:15 pm

Do Jangadeiro Online

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, quer estruturar os conselhos tutelares para que possam funcionar 24 horas por dia nas capitais que vão sediar os jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014 e também nas regiões onde serão construídas as usinas hidrelétricas Jirau (RO) e de Belo Monte (PA).

De acordo com a ministra, o governo prepara um plano de ação para evitar a exploração sexual infantil e juvenil nessas localidades. O trabalho, segundo ela, passa por equipar os conselhos tutelares, com carros e acesso à internet, por exemplo. “O Brasil quer ter a marca de que protege suas crianças em todo o território nacional”, disse ela ao participar do programa de rádio “Bom Dia, Ministro”.

Mais Conselhos
A ministra disse que outro foco de trabalho da sua pasta é instalar o conselho tutelar nos municípios sem esses órgãos. Das 92 cidades sem conselhos tutelares, 52% estão nos estados do Maranhão, da Bahia e de Minas Gerais, conforme Maria do Rosário.

Contra maioridade penal
No programa de rádio, ela reconheceu que as unidades de internação ainda não têm cumprido o papel de impedir que os jovens voltem a cometer crimes e disse ser contrária à redução da maioridade penal como forma de evitar o envolvimento de jovens com a criminalidade.

Números
Um levantamento da Secretaria de Direitos Humanos mostra que, em 2010, 17.703 adolescentes cumpriam medidas socioeducativas que restringem a liberdade de ir e vir (internação, internação provisória ou semiliberdade).

Leia mais:
Conselhos Tutelares da Capital devem ter atendimento padronizado

Com informações da Agência Brasil



0 comentários







0 comentários
Topo | Home