Em Brasília
Atualizado em: 09/03/2020 - 2:22 pm

Autor do requerimento, Eduardo Girão afirma que a meditação pode ser útil também na aprendizagem infantil. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado vai realizar uma audiência pública para debater a importância da meditação transcendental e seus efeitos para o  equilíbrio das pessoas e do planeta. A reunião será realizada na quinta-feira (12), às 11h.

O autor do requerimento, senador Eduardo Girão (Podemos-CE), explica que os benefícios da meditação incluem a liberação de endorfinas, o aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro e o foco reduzido em pensamentos repetitivos.

Na justificativa, ele afirma que a prática proporciona aumento de foco, o que, consequentemente, eleva a capacidade de concentração na atividade que está sendo desempenhada e melhora também a concentração em outras tarefas. Para Girão, esse é um benefício particularmente útil para a aprendizagem infantil e para o aumento do desempenho escolar.

O senador afirmou que a meditação, quando praticada em grupo, pode também reduzir a violência e a criminalidade na sociedade.

“Através de extensas investigações feitas pela universidade Mararishi [em Iowa, nos Estados Unidos] chegou- se à conclusão que o conhecimento sobre meditação e seus efeitos sobre o todo que nos rodeia é uma importante ponte entre o que o mundo é e como ele pode ser, e que, se apenas 1% de uma população pode baixar os índices de criminalidade em 20%, então o que aconteceria se houvesse 5% de uma população em particular meditando?”, afirma o senador no texto.

Debate
A audiência abordará questões como: o que é uma educação baseada na consciência e quais os impactos no indivíduo; como a meditação ajuda no controle emocional para melhor resolução de conflitos; a universidade e a formação integral do cidadão através da educação baseada na consciência; e o efeito da meditação em grupo na sociedade.

Convidados
• Flávia Miranda Baptista, vice-presidente do Instituto David Lynch
• Gregory Sun Kow, professor de meditação transcendental
• Júlio César Damasceno, reitor da Universidade Estadual de Maringá (PR)
• Celso Ivan Conegero, especialista em ciências morfofuncionais
• Ten Cel Ademar Carlos Paschoal, Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Maringá (PR)
• Masé Nascimento, diretora da Sede Brasília da Associação Internacional de Meditação

Com informações da Agência Senado



Comment closed







Comment closed
Topo | Home


Comments are closed.