Ceará

Ivo Gomes está de volta à Assembleia

Ivo Gomes está de volta à Assembleia. Foto: Kézya Diniz
Ivo Gomes está de volta à Assembleia. Foto: Kézya Diniz

O ex-secretário de Educação Ivo Gomes (Pros), que deixou o cargo na sexta-feira, reassume, nesta terça-feira (08), o mandato de deputado estadual. Em ofício, Gomes comunicou à secretaria da Mesa da Assembleia Legislativa que reassumia o mandato após “exoneração” da Secretaria de Educação.

Ele retoma a atividade parlamentar e disputa, neste ano, as eleições novamente para deputado estadual.

Mudança
A retomada do mandato de Ivo Gomes altera o quadro partidário na Casa, pois desaloja o suplente Antônio Carlos (PT), que ocupava a vaga de titular. O PT, então, fica com apenas três representantes, todos aliados do governador Cid Gomes. A oposição, por outro lado, perde, já que Antônio Carlos, muitas vezes, manifestava-se contrário as ações do Executivo.

Polêmico
O irmão mais novo do governador Cid Gomes é conhecido por sua postura crítica. Nas eleições de 2010, mandou os petistas do Ceará tomarem “Maracugina” e ter paciência quando o assunto fosse eleições. Ivo, porém, retorna ao Parlamento estadual numa nova fase nas articulações para compor a chapa majoritária, onde a meta principal agora é organizar o cenário, a fim de eleger um sucessor de confiança de Cid.

Além disso, Ivo vem reforçar os debates contra a bancada de oposição, pois, conhecido por nunca perder a oportunidade de alfinetar seus opositores, trará com ele o tom irônico e desafiador para os debates em plenários.

Apenas, “até breve”
Em entrevista à jornalista Kezya Diniz, no programa Expresso em Pauta, na rádio Expresso SomZoom Sat, o prefeito Roberto Cláudio (Pros) admitiu que não queria a saída de Ivo, justificando seu trabalho à frente da Secretaria, e argumentou que já lhe pediu para retornar assim que possível. Ou seja, após a disputa do pleito deste ano. Segundo disse RC, a desincompatibilização de Ivo foi uma questão pessoal e eleitoral.

Caso não se candidatasse, os irmãos Ferreira Gomes não teriam nenhuma representação legislativa a partir de 2015, tendo em vista que tanto Cid quanto Ciro Gomes, atual secretário de Saúde do Estado, estão de fora da disputa eleitoral de outubro próximo.

Saiba mais
Como o deputado tomou posse no início da legislatura, a Assembleia Legislativa dispensa maiores formalidades. Basta, como fez o ex-secretário, encaminhar o documento informando sua volta à Casa. O substituto de Ivo Gomes na Secretaria de Educação já foi definido. Segundo o prefeito Roberto Cláudio, o secretário executivo, Joaquim Aristides de Oliveira, assume a vaga.

Com informações do jornal O Estado


Curtir: