Agenda
Atualizado em: 04/11/2011 - 4:48 pm

Novo livro do escritor e jornalista José Nêumanne Pinto perfila o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Autor lança obra em Fortaleza, hoje, às 19 horas, na Saraiva MegaStore

O pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva divide opiniões, quanto a sua atuação e orientações políticas. Contudo, é difícil encontrar quem conteste sua condição de personagem essencial para compreender a história política do Brasil nos últimos 40 anos. É sobre essa figura que o escritor e jornalista José Nêumanne Pinto reflete ao longo de seu novo livro. Ele vem a Fortaleza para o lançamento de “O que sei de Lula”, hoje, às 19 horas, na Saraiva MegaStore, no Shopping Iguatemi.

O livro reconstitui a relação de Nêumanne com seu personagem, desde 1975, quando Lula assumiu a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, até o fim de seu segundo mandato como presidente da República, quando conseguiu ver eleita para o posto uma de suas ministras. Com o passar dos anos, a relação que era mais próxima, e até cordial, tornou-se mais profissional e mediada pelos noticiários.

Comentarista de TV, Nêumanne não deve ser tomado por um iniciante na escrita de obras desta natureza. Pelo contrário, o jornalista é um veterano na crônica política, um das áreas recorrentes em sua escrita, que conta ainda com romances e coleções de poemas.

O livro sobre Lula ecoa outras três produções do jornalista: “Erundina, a Mulher que Veio com a Chuva” (1989), um perfil jornalístico da ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina de Souza; “Atrás do Palanque”, um livro-reportagem sobre os bastidores da turbulenta e polêmica eleição presidencial de 1989; e o romance policial “Veneno na Veia” (1995), baseado no episódio dos “Anões do Orçamento”, que estourou em 1993, envolvendo desvio de verbas por congressistas brasileiros.

Perfil
“O que sei de Lula”
José Nêumanne Pinto
R$ 69
522 PÁGINAS
2011
TOPBOOKS

Do site do DN



0 comentários







0 comentários
Topo | Home