Tribunais
Atualizado em: 27/11/2011 - 8:00 am

O Poder Judiciário estadual agendou 9.711 audiências de conciliação para a VI edição da Semana Nacional de Conciliação, que terá início nesta segunda-feira (28). O evento prossegue até o dia 2 de dezembro e tem como objetivo promover o maior número de acordos por meio da conciliação.

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, abre oficialmente os trabalhos a partir das 8h30, no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua. O evento é iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e envolve Tribunais de todo o País.

Do total de 9.711 audiências programadas, 8.691 são de comarcas do Interior, 900 da Central de Conciliação do Fórum Clóvis Beviláqua e 120 do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJCE. Além disso, ao longo da semana, desembargadores do Tribunal realizarão audiências nos próprios gabinetes. Na Justiça de 2º Grau, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira coordenará o movimento. No âmbito estadual, a coordenadora é a corregedora geral da Justiça, desembargadora Edite Bringel Olinda ALencar.

Audiências
Das 900 audiências agendadas na Central de Conciliação do Fórum, a maioria é referente a processos envolvendo Coelce, seguro DPVAT, instituições financeiras e planos de saúde. No entanto, a juíza Jane Ruth Maia de Queiroga, responsável pela conciliação na Justiça de 1º Grau, informou que o maior volume de audiências ocorrerá nas 30 Varas Cíveis, 18 Varas de Família, cinco Varas de Sucessões e 20 unidades dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs).

Conciliação em 2010
Na Semana Nacional de Conciliação promovida ano passado no Ceará foram realizadas 13.281 audiências, das quais 6.126 resultaram em acordo, o que significa 46,13%. Somente na Comarca de Fortaleza, ocorreram 2.763 sessões conciliatórias com percentual de acordo de 35,47%. As Comarcas do interior foram responsáveis por 5.146 acordos (48,93% das sessões promovidas).

Leia também:
Justiça cearense em regime de plantão neste fim de semana
TJCE instala Comissão de Responsabilidade Socioambiental

Redação Jangadeiro Online, com informações do TJCE



0 comentários







0 comentários
Topo | Home