Ceará
Atualizado em: 25/05/2011 - 2:45 pm

Cid Gomes e o Ministro da Educação, Fernando Haddad, conversam com reitores de universidades cearenses na inauguração da Unilab. Foto: Kézya Diniz

A sede inaugurada hoje é provisória e foi instalada onde antes funcionava o prédio administrativo da prefeitura de Redenção. O campus da Universidade ainda vai ser construído em outra área, cedida pelo governo do estado. O detalhe é que o processo de licitação para as obras sequer foi iniciado.

Depois
A previsão é que o trâmite comece em setembro. A Unilab pretende promover a integração entre países de lingua portuguesa através do ensino superior. Inicialmente a universidade vai contar com apenas cinco cursos, mas já fala em ampliacão nos proximos anos.

Contratação
A universidade planeja contratar pelo menos mais trinta professores, todos com doutorado e salário inicial de mais de sete mil reais.

Hospital
Na ocasião, o governador Cid Gomes anunciou que o governo do estado vai construir um Hospital regional em Redenção, assim que o curso de medicina da Unilab comece a funcionar.

Lei do Piso
O ministro da Educação, Fernando Haddad, acompanhou a solenidade e proferiu a aula inaugural da Unilab. Na entrevista à imprensa, Haddad destacou a importância do piso nacional dos professores, mas disse que o Ministério não pretende impor nenhuma restrição como forma de cobrança a Estados e municípios que não seguem a Lei do Piso.

Segundo Haddad, as gestões precisam se adequar a essa realidade. Ele ainda orientou professores e prefeituras para a abertura de um canal de negociação.

Desabafo
O ministro também comentou o desabafo da professora potiguar, Amanda Gurgel.

“Não dá pra falar em educação, se o professor não for bem remunerado”, declarou Haddad.

Agenda
O ministro ainda cumpre agenda em Fortaleza. De Redenção, ele segue para a Assembléia Legislativa onde recebe título de cidadão cearense. À tarde o Ministro acompanha o governador na divulgação dos numeros da educação do Ceará.

A previsão é que a noite, o Ministro acompanhe o governador na inauguração de uma escola estadual em Beberibe, Litoral leste do estado .



0 comentários







0 comentários
Topo | Home