Ceará
Atualizado em: 16/07/2013 - 7:01 am

MPF realiza audiência pública para tratar de desmatamento no Cocó. Foto: Reprodução da internet

MPF realiza audiência pública para tratar de desmatamento no Cocó. Foto: Reprodução da internet

Após medida adotada pela Prefeitura para dar início as obras de mobilidade urbana no Cocó, o Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) realiza nesta terça-feira (16), às 9 horas, audiência pública para discutir com órgãos ambientais a derrubada de 94 árvores no Parque do Cocó pela gestão municipal.

A reunião foi proposta pelo procurador da República, Oscar Costa Filho, e pela promotora de Justiça, Vanja Fontenele, do Ministério Público do Ceará (MP/CE).

Túneis
O desmatamento de área equivalente a sete metros do parque começou na semana passada, por ordem da Prefeitura de Fortaleza, para viabilizar obra de mobilidade urbana a ser executada no cruzamento entre as avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales.

Objetivo
De acordo com o procurador Oscar Costa Filho, o objetivo da audiência é discutir os impactos da devastação da área do parque ao meio ambiente.

Protesto
Na segunda-feira (15), durante a III Conferência Municipal de Educação, a ex-vereadora Rosa da Fonseca invadiu o palco de autoridades, assumiu o microfone e pediu ao prefeito Roberto Cláudio que mandasse parar o corte das árvores no Cocó. Ela solicitou abertura de um diálogo para pensar formas diferentes de desenvolvimento urbano. A militante ainda disse ter entrado com representação judicial contra ação da Prefeitura.

Compensação
Roberto Cláudio, porém, disse que o projeto em desenvolvimento é a “saída de menor impacto ambiental”. Ele salientou ter dispensado outras propostas que desmatavam a área de proteção ambiental. O prefeito também disse que, para compensar impacto ambiental provocado pelo desmatamento, serão plantadas duas novas árvores para cada uma que for retirada.

Quem vai?
Participaram da reunião representantes da Secretaria do Patrimônio da União, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seuma), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e de organizações da sociedade civil.

Serviço: Audiência Pública para discutir derrubada de árvores no Cocó
Data: 16 de julho
Hora: às 9 horas
Local: Auditório do Ministério Público Federal – Rua João Brígido, 1260 – Joaquim Távora

Com informação do MPF/CE



0 comentários







0 comentários
Topo | Home




You must be logged in to post a comment.