Ceará, Tribunais
Atualizado em: 10/01/2012 - 12:46 pm

Valdomiro Távora assume presidência do TCE (Foto: Divulgação)

O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdomiro Távora, será empossado nesta terça-feira (10), a partir das 17h, em cerimônia no pleno da Corte de Contas, em Fortaleza. Apesar de dar início a uma nova gestão, Valdomiro já tem experiência na função, pois assumiu interinamente a presidência quando Teodorico Menezes foi afastado, em julho de 2011.

Na ocasião, o presidente do TCE estava entre os suspeitos do Escândalo dos Banheiros. Teodorico é acusado de favorecer parentes com o envio de kits sanitários à supostas associações fantasmas no interior.

Valdomiro disse, em entrevista à Jangadeiro FM, o Tribunal passou por dificuldades nos últimos meses, mas aos poucos está conseguindo dar prosseguimento aos trabalhos. Dentre eles, as investigações sobre o esquema fraudulento. “Já foram analisados os processos e foi detectado dano ao erário, o TCE também solicitou que os envolvidos nos casos prestem explicações e devolvam os valores desviados”, afirmou.

Ouça aqui: Valdomiro Távora fala sobre investigações do Escândalo dos Banheiros

Metas
Dentre os objetivos da nova gestão do TCE está o resgate da boa imagem do órgão e que é esperado pela sociedade. “Vamos capacitar todo o jurisdicionado e os servidores, com especializações e mestrados”, garantiu.

Também estão entre as metas, acabar com o uso de papel, digitalizar todos os processos, melhorar o acesso ao Portal da Transparência para que a população possa acompanhar o destino dos gastos do Governo com obras no Estado.

Ouça aqui: Novo presidente do TCE diz que fiscalização em obras do Governo serão intensificadas

“Uma equipe de fiscalização acompanhará as grandes obras do Governo, como o Castelão, o aquário, o Centro de Convenções e os Hospitais Regionais”, confirmou Valdomiro.

Papel
Para o novo presidente, o papel do Tribunal de Contas do Estado tem de estar de acordo com o que diz a Constituição. Ele ressaltou que é fundamental seguir os princípios de legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e, principalmente, o de eficiência. “Temos que mostrar um Tribunal alerta”, concluiu Valdomiro.

Ouça aqui: Valdomiro Távora fala sobre princípios do Tribunal

Biografia
Valdomiro Távora já ocupou diversas funções públicas. Foi secretário de Obras da Prefeitura de Mombaça, no Centro-Sul do Estado, e deputado estadual, de 1995 a 2004. Indicado pelos deputados estaduais para exercer o cargo de conselheiro do TCE, foi empossado em 9 de março de 2004. No mesmo ano, foi designado relator das Contas de Governo (exercício de 2003). Presidente do Tribunal no biênio 2006-2007, exerceu o cargo de corregedor no biênio 2008-2009 e de vice-presidente (2010-2011).

Também serão empossados o novo vice-presidente, Pedro Timbó, e o novo Corregedor, Edilberto Pontes.

Leia mais:
Escândalo dos banheiros: TCE solicita devolução de verba em dois municípios
Escândalo dos Banheiros: Teodorico Menezes presta depoimento ao MP nesta segunda

TCE elege presidente, vice e corregedor para biênio 2012 – 2013

Redação Jangadeiro Online, com informações da Jangadeiro FM



0 comentários







0 comentários
Topo | Home