Impeachment
Atualizado em: 31/08/2016 - 8:05 am

Senado já tem votos para cassar Dilma. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Senado já tem votos para cassar Dilma. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Senado já tem 54 senadores que declaram publicamente a intenção de votar favoravelmente ao impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff. O número é o mínimo necessário para garantir a cassação do mandato da petista.

O placar foi atingido após o discurso do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que afirmou ter havido crime de responsabilidade.

Placar
De acordo com o placar, no levantamento feito pela Folha de S.Paulo, até o discurso de Valadares, 53 senadores haviam declarado o voto favorável ao impeachment. Até então, o senador não queria declarar seu voto publicamente.

Apoiadores do impeachment calculam já ter 58 votos pelo afastamento definitivo de Dilma Rousseff. Acreditam que, nesta quarta, quando ocorrerá a votação, que será nominal, aberta, no painel eletrônico, podem contabilizar apoio de até 61 senadores.

Na quarta
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, afirmou que a votação final do impeachment deve ocorrer somente nesta quarta. Isso porque ele pretende separar a fase desta terça, quando ocorrem os discursos dos senadores, da última etapa do julgamento, que é a votação em si.

Temer
O adiamento afeta os planos do presidente interino, Michel Temer, que pretende ir nesta semana à China para participar do encontro do G-20. Caso seja efetivado no cargo, esta será a primeira viagem internacional dele como presidente da República. Seu governo mobilizou a base aliada para tentar antecipar a conclusão para o final da noite desta terça, mas não teve sucesso.

E ainda
A votação final está marcada para as 11h. A defesa de Dilma já preparou duas ações para recorrer do impeachment no STF, caso seja cassada.

Com informações da Folha



0 comentários







0 comentários
Topo | Home