ALEC
Atualizado em: 20/09/2019 - 5:28 pm

Parlamentares se encontram com manifestantes contrários a privatizações. Foto : Luly Pinheiro

Os deputados Elmano Freitas (PT), Acrísio Sena (PT), Augusta Brito (PCdoB) e Renato Roseno (Psol) encontraram, nesta sexta-feira (20), em frente à Assembleia Legislativa, com grupos de manifestantes contrários às privatizações de empresas estatais federais, que vêm sendo defendidas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará, Wil Pereira, “a privatização de mais de 15 estatais que é proposta pelo Governo é um retrocesso muito grande”. Ele defende que a luta contra as privatizações deve ser uma pauta dos parlamentares, independentemente de partido político.

O movimento, segundo Wil, acontece em todo o País, e tem sido fundamental o posicionamento dos parlamentares sobre o tema. “A mobilização irá continuar em defesa das nossas estatais”, informou.

O deputado Elmano Freitas (PT) acredita que o Parlamento cearense pode ter um importante papel nesse momento. “Nossa primeira grande contribuição é colaborar para que aconteça o debate”, pontuou.

O parlamentar iniciou a articulação com outros deputados estaduais para a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional e do Patrimônio Público, que vai promover audiências públicas em câmaras municipais do interior do Estado para ampliar esse debate. “Se a empresa estatal é lucrativa, o lucro fica para o Governo, para aplicar em saúde, educação, segurança”. O deputado alerta ainda que as privatizações podem gerar desemprego.

Acrísio e Augusta
Para o deputado Acrísio Sena (PT), os parlamentares são mais vozes que se somam para criar uma mobilização nacional e conscientizar a população sobre as privatizações. A deputada Augusta Brito (PCdoB) reforçou a importância de realizar audiências públicas no interior do Estado para informar a população, além de defender a pauta junto aos deputados federais.

Roseno
Para o deputado Renato Roseno (Psol), há estatais estratégicas e, “tanto do ponto de vista social quanto econômico e da soberania nacional, é necessário manter essas empresas públicas”. O deputado acredita que a Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional e do Patrimônio Público terá papel importante na articulação e mobilização da população. Roseno destacou ainda que deputados federais serão convidados para as audiências públicas que serão realizadas no interior, para que eles também se comprometam com a pauta.

Com informações da AL



Comment closed







Comment closed
Topo | Home


Comments are closed.