Com a palavra
Atualizado em: 20/04/2011 - 10:23 pm

Em meio a polêmcia sobre o racha de filiados do PV do Ceará, a cúpula da sigla encaminhou à imprensa uma Carta Oficial ao Povo Cearense.

O grupo que critica a atual gestão do PV deflagou o movimento “Transição Democrática” – lançado oficialmente no último sábado (16) com a presença da ex-presidenciável, Marina Silva.

Veja abaixo o que diz a Carta:

O Partido Verde Ceará, por meio de sua Executiva Estadual, legalmente constituída, vem a público esclarecer a todos filiados e à sociedade cearense:

1. Reunida em Brasília no dia 17 de março de 2011, a Executiva Nacional deliberou, por 29 votos a 16, a prorrogação dos mandatos da referida comissão e do Conselho Nacional do Partido Verde por um período de até 1 ano. Ressalte-se que a maioria dos membros da Executiva estava presente, incluindo a ex-senadora Marina Silva.

2. O Partido reafirma seu respeito à livre manifestação de pensamento, que se situe no salutar campo das ideias, sem a personalização do debate, ao considerar que esta postura fortalece a democracia interna e auxilia na construção de uma plataforma ideológica comum;

3. Consideramos essencial ao fortalecimento do partido que todo e qualquer debate que aborde assuntos intrapartidários se faça com todos os órgãos, dirigentes e filiados, em obediência ao estatuto e em respeito à instância deliberativa legalmente constituída, o que certamente não atrapalha a publicização do debate;

4. O PV Ceará tem uma tradição de partido coeso, unido e que sempre praticou a cultura de paz, sendo fiel ao seu Estatuto e respeitando os “12 Valores dos Verdes.

5. O Partido tem avançado de maneira crescente em nosso Estado. Hoje estamos organizados em 150 municípios, representados nos mais diversos segmentos da sociedade. Temos 2 deputados estaduais, 2 prefeitos, 7 vice-prefeitos e 38 vereadores. Em Fortaleza, o partido hoje tem 4 vereadores, incluindo o vice-presidente da Câmara Municipal. Fomos o 2° partido mais votado nas eleições de 2008;

6. Nos últimos 12 anos, o Partido Verde Ceará desenvolveu uma série de instrumentos que viabiliza a participação democrática de seus integrantes na tomada de decisões. Uma das ações de destaque foi o lançamento do portal www.pvceara.org.br, que conta com mais de 30 mil acessos mensais, onde os internautas podem utilizar o espaço para a elaboração de críticas, sugestões e contribuições que visam o fortalecimento das bandeiras defendidas por nosso partido. O portal disponibiliza a prestação de contas do PV Ceará a cada mês, possibilitando transparência na arrecadação e aplicação de receitas.

O compromisso com a democracia interna do Partido é nossa bandeira. Não concordamos, no entanto, com o processo de levar à sociedade discussões referentes à vida do Partido Verde sem antes esgotá-las internamente. Democracia se faz com respeito à diversidade, com diálogo franco e com o respeito às decisões da maioria. Quando rompemos com as decisões democráticas, abrimos espaço para atos autoritários.

*Marcelo Silva, *Presidente do PV Ceará e membro da Executiva Nacional (Coordenador Regional Nordeste I)



1 comentário







1 comentário
Topo | Home


Eron Moreira | sexta-feira abril 22 2011 | 06:46

Venho com todo respeito registrar que no século dezenove, tivemos a quebra das “correntes” dos grilhões que vergonhosamente mantinham pela força e pela desumanidade a escravidão no Brasil. No século vinte, tivemos a quebra das “correntes” d…os grilhões da ditadura pela força soberana do nosso povo, nas “Diretas Já”.Hoje, no século vinte e um, Marina e todos nós que queremos um Partido Verde (PV) Livre e Democrático, lutamos para quebrar as “correntes” do grilhões de propriedade do Marcelo Silva, que há 12 anos subjulga nossa militância e o próprio Marcelo disse em comuniocado enviado à impressa: “Não tenho apego a esse cargo” (Imagino se tivesse…).
Vereador Eron Moreira – PV – Fortaleza.






You must be logged in to post a comment.