Primeiro Plano
Atualizado em: 19/10/2011 - 9:08 am

Senador Pedro Simon (PMDB/RS) recebeu a equipe do Primeiro Plano em seu gabinete em Brasília.

No programa Primeiro Plano Especial – “Como Varrer a Corrupção no País”, desta quarta-feira (19), a jornalista Kézya Diniz conversa com o Senador Pedro Simon (PMDB/RS), um defensor da Lei da Ficha Limpa. O parlamentar considera a Lei uma das possíveis soluções para livrar o Brasil dos corruptos que atuam na política brasileira.

Durante o programa, gravado em Brasília, o senador ainda fala sobre a faxina no Executivo; critica as trocas de cargos da chamada ‘governabilidade’; e incentiva as manifestações populares contra a corrupção e a impunidade.

O Primeiro Plano Especial vai ao ar nesta quarta-feira (19), às 15h, no Portal Jangadeiro Online, e no Canal 37 da NET, e ainda à noite, na TV Jangadeiro, logo após o Jornal do SBT.

As entrevistas do programa especial foram feitas em Brasília, a primeira delas foi exibida nesta terça-feira (18), e teve como convidado o Ministro do STF, Gilmar Mendes.

A Lei da Ficha Limpa
A Lei da Ficha Limpa foi criada para melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei dia 4 de junho de 2010, a lei ainda é alvo de críticas como a lentidão na tramitação de propostas que tipificam os crimes praticados por políticos e aumentam as penas para os autores.

O projeto surgiu de uma iniciativa popular, que coletou mais de um milhão e trezentas mil assinaturas de eleitores favoráveis ao “controle de qualidade” dos candidatos. Apesar da união popular contra a eleição de políticos corruptos, muitos que estão hoje no cenário político são contra a Lei da Ficha Limpa.

Uma ação da OAB pede que o STF, Supremo Tribunal Federal, declare a constitucionalidade da lei. No ano passado a suprema corte decidiu que a Lei da Ficha Limpa não pederia ser aplicada às eleições de 2010. No entanto, não há nada definido sobre a validade para o próximo pleito municipal de 2012.

Assista à matéria especial sobre a Ficha Limpa exibida no Giro das Ruas



0 comentários







0 comentários
Topo | Home