Greve
Atualizado em: 19/12/2011 - 11:22 am

Manifestantes entram em confronto com a Polícia (Foto: Weberte Lemos)

Os policiais e bombeiros militares realizam um novo protesto nesta terça-feira (20), a partir das 9h30, na Assembleia Legislativa. Após a confusão, entre os  servidores e o governador Cid Gomes, que marcou a manifestação da categoria no último sábado (17), o deputado estadual Capitão Wagner (PR) afirmou que o movimento será pacífico.

Segundo a Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece), os policiais e bombeiros pedem reajuste salarial, promoções, realização de novo concurso público e a concessão de vales-refeição no valor de R$ 10.

Confusão
Na manhã do último sábado (17), a categoria realizou uma caminhada que partiu da Praça do Ferreira e seguiu para a obra da estação do Metrofor, na Avenida Tristão Gonçalves, onde o governador Cid Gomes estava fazendo uma visita oficial com um grupo de deputados estaduais. Houve um princípio de tumulto, o batalhão de choque da PM foi acionado para ajudar o governador a deixar o local.

A caminhada dos militares estava programada para terminar na praça do 5° Batalhão da Polícia mas, com a informação de que Cid Gomes estava no centro da cidade, o percurso foi modificado. Os manifestantes seguiram em passeata até a estação São Benedito, na avenida Tristão Gonçalves, para encontrar o governador. Cid Gomes só conseguiu permanecer no local por 15 minutos e, diante do protesto, teve que interromper a visita.

Veja os vídeos:
Confronto entre Cid Gomes e policiais  
Tumulto: Confronto entre Cid Gomes e policiais

Bloqueio
Os manifestantes sentaram na avenida em sinal de protesto para tentar impedir a saída do governador do canteiro de obras do Metrofor. Só depois de mais de meia hora, a comitiva oficial conseguiu deixar o local, escoltada por policiais do batalhão de choque e seguranças. Cid Gomes passou entre os manifestantes sob gritos de  “se não melhorar, a polícia vai parar” e “Cid é ditador”, seguindo em direção ao carro que já esperava por ele.

Confira imagens do protesto:

Greve
A associação ameaça entrar em greve, mesmo contrariando a Constituição Federal, que proíbe paralisação de militares. De acordo com o presidente da Aspramece, Pedro Queiroz , “a passeata não será apenas para sensibilizar o governo, mas para protestar pelo descaso com os militares do estado. Há cinco anos esperamos uma resposta do Governo e, diante do silêncio, resolvemos nos manifestar”.

Palco de confrontos
Em 2011, a Assembleia Legislativa foi palco de diversas manifestações de categorias de classe no Ceará. No dia 29 de setembro, professores que acampavam no prédio entraram em confronto com policiais. Alguns dos participantes do protesto ficaram feridos e precisaram ser encaminhados a hospitais de Fortaleza.

Leia mais:
Policiais e bombeiros militares irão realizar uma manifestação no próximo sábado
Policiais e Bombeiros militares encontram Cid Gomes no centro e protesto termina em confusão



3 comentários







3 comentários
Topo | Home


AZEVEDO | segunda-feira dezembro 19 2011 | 13:41

SE UM POLICIAL MILITAR,CIVIL OU BOMBEIRO MILITAR ACIONAR A SUA ARMA E COMETER ALGUM CRIME,SERA DEPOSITADO NA CONTA DO DEPUTADO WAGNER,ESSE TIPO DE PROTESTO NOS TRAZ LEMBRANÇAS MUITO NEGATIVAS,OS MANIFESTANTES PODERIAM GRITAR,PULAR,PROTESTAR,MAIS COLOCAR A VIDA DE MUITA GENTE EM RISCO NÃO PODE,ISSO NÃO E MANIFESTAÇÃO E SIM COISA DE MOLEQUE.

jeronimo costa | segunda-feira dezembro 19 2011 | 20:04

Meu Deus,queremos algo justo que é a melhoria salarial, vale refeiçao no mesmo valor do restante dos funcionarios do estado, mais policiais pra melhorar as cargas horarias que sao desumanas, o issec so nos permite uma consulta medica por mes, estou com problemas psiquiatricos, com uma criança com lesao cerebral, peço a Deus que ilumine a mebnte desse governdor que ja leva tudo pro lado pessoal pois ja começou a punir esses cidadaos que o pedem coisas justas, nosso deputado capitao esta nos representando muito bem e isso causa furor no governador, sabemos de tudo que acontece hoje por tras dos panos desse governo graças aos nossos deputados de oposiçao, corrupçao corrupçao corrupçao

guilherme | segunda-feira dezembro 19 2011 | 21:11

Sr Governador, nao vejo nada de injusto no que esta categoria reivindica,mais pode te ctz, o que acontecer ao povo cearense sera responsabilidade sua. Já pensou, uma greve de uma categoria tão importante como a policia, sem policia no natal e ano novo, vamos responsabilizar o sr governador por tudo o que acontecer a minha familia.






You must be logged in to post a comment.