Partidos
Atualizado em: 13/09/2011 - 8:27 am

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL – CE) inicia nesta semana o projeto “Política para Igualdade”. Uma série de debates temáticos que tem por objetivo aprofundar o debate político sobre a cidade, ampliar diálogos entre as expressões das “lutas urbanas e resistências populares”, bem como fortalecer a intervenção política do partido no próximo período, através do acúmulo de propostas para a ação política concreta e para a plataforma eleitoral que será apresentada pela sigla em 2012.

Início
A primeira discussão da série será realizada na próxima quinta-feira (15), às 19h, com o tema “A cidade do capital e as resistências populares”, que será exposto por Guilherme Marques ‘Soninho’, doutorando do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e integrante do Núcleo de Lutas Urbanas e Direitos Humanos do PSOL/RJ.

Debate
A produção do espaço urbano no capitalismo; os desafios enfrentados no atual contexto de preparação das cidades para os megaeventos, como as agressões aos direitos humanos, exemplificada nas remoções de populações; a exclusão social e a destruição ambiental são algumas das problemáticas que serão abordadas a partir da vivência de Guilherme Marques.

Depois
O projeto “Política para Igualdade” seguirá com a realização, a cada mês, de novas discussões que partem sempre dos problemas vivenciados e das reivindicações dos movimentos sociais em direção à reflexão ampla sobre a sociedade que vivemos e aquela que a sigla quer construir.

Em outubro, já está agendado o encontro que evidenciará a questão da educação no Ceará e as” lutas” que envolvem professores e estudantes em defesa de uma educação de qualidade e de condições dignas de trabalho. Além destes, outros temas devem ser discutidos ao longo deste ciclo, tais como: criança, mulheres, negros/as e juventudes na cidade; poder; trabalho; diversidade sexual; cultura e arte; matriz energética e mudanças climáticas; mobilidade humana; etc.

Participação
A fim de que os diálogos e as propostas apresentadas possam ser sistematizadas posteriormente, todos os encontros serão registrados. Até lá, as contribuições e a agenda de debates estarão disponíveis em breve em www.psolceara.org.br/igualdade. A sigla pretende transmitir os encontros através da internet numa tentativa de agregar a militância social das outras cidades do Ceará.

Serviço: Abertura do projeto “Política para Igualdade”, com discussão sobre “A cidade do capital e as resistências populares”
Data: 15 de setembro
Hora: às 19h
Local: Sede do PSOL – CE (Av. Imperador, 1397. Centro).
Debatedor: Guilherme Marques ‘Soninho’



0 comentários







0 comentários
Topo | Home




You must be logged in to post a comment.