Presidência
Atualizado em: 03/11/2011 - 9:39 am

A presidente Dilma Rousseff é a 22ª pessoa mais poderosa do mundo. É o que diz em sua última edição, a revista norte-americana Forbes. Todos os anos, a publicação faz esse ranking. E, no ano passado, Dilma estava em posição ligeiramente melhor. Ela aparecia em 16º lugar.

Para a Forbes, uma das razões que fazem Dilma merecer a posição foi a “faxina” que ela fez, demitindo cinco ministros de seu governo por suspeita de corrupção.

A revista comenta ainda o fato de que é sob a administração de Dilma que o Brasil vem se preparando para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que estão com as obras atrasadas e orçamento acima do previsto. A presidente é a única brasileira na lista. Ela aparece na relação abaixo do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e acima do empresário mexicano Carlos Slim.

Terceira mulher
Num ranking apenas de mulheres, publicado em agosto, Dilma aparecia em terceiro lugar, atrás apenas da chanceler alemã, Angela Merkel, e da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. Nesse ranking, há outra brasileira: a modelo Giselle Bündchen, na 60ª posição.

O fato de a revista ser americana não deve ser encarado como a explicação para que Barak Obama encabece a lista. No ano passado, ele não aparecia como a pessoa mais poderosa do planeta. Tal posição tinha sido conferida ao presidente da China, Hu Jintao, que agora aparece em terceiro lugar. O segundo posto na lista é do primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin.

Leia mais:
Confira a cobertura da visita de Dilma Rousseff ao Ceará
Confira um trecho da entrevista de Dilma Rousseff à Jangadeiro FM

Com informações do site Congresso em Foco



0 comentários







0 comentários
Topo | Home