Itamar Franco
Atualizado em: 04/07/2011 - 12:27 pm

 Do Jangadeiro Online

O corpo do ex-presidente Itamar Franco já está em Belo Horizonte, onde será velado no Palácio da Liberdade, antiga sede do governo. O caixão chegou à Base Aérea da Pampulha, na Capital mineira, no final da manhã desta segunda-feira (4) e foi recebido pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia.

O corpo de Itamar Franco deve ser cremado às 16 horas em Contagem, Região Metropolitana da BH.

Além do governador, estavam, na base, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Cláudio Costa, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Dinis Pinheiro, além do vice-governador, Alberto Pinto Coelho. Desde cedo, centenas de pessoas aguardavam na Praça da Liberdade a chegada do corpo, em frente ao palácio, um dos cartões postais da capital mineira.

As filhas de Itamar Franco, Fabiana e Georgiana, acompanharam o cortejo que segue pelas ruas de Belo Horizonte, em um antigo carro aberto do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O caminhão é conhecido pelos mineiros por ter sido usado para transportar, pelas ruas da capital, o corpo de Tancredo Neves e, mais recentemente, do ex-vice-presidente José Alencar.

Dilma é esperada
A presença de Dilma Rousseff está sendo aguardada no velório no início da tarde. A previsão é que Dilma deixe Brasília ao meio-dia. Ela participará do velório acompanhada do ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, de Comunicação, Helena Chagas, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Leia Mais Morre ex-presidente Itamar Franco

Trajetória política
Itamar Franco esteve a frente do Governo Federal de 1992 a 1994. Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde se iniciou no movimento estudantil. Sua atuação política o levou a se tornar prefeito de Juiz de Fora, segunda maior cidade de mineira, por duas vezes. Em 1974, elegeu-se senador pelo MDB, partido que fazia oposição ao Regime Militar. Em 1982, foi reeleito para o cargo.

Itamar chegou à Presidência da República com o impeachment de Fernando Collor de Mello, em 1992. Três anos antes de Itamar se filiara ao PRN, partido de Collor, pelo qual formou chapa com o ex-presidente alagoano. Na Presidência, ele foi responsável por consolidar o recém lançado Plano Real. Seu governo foi marcado também pela inédita estabilização monetária e pela contenção da inflação.

Nas última eleições, foi eleito senador pelo PPS. Além disso, Itamar foi embaixador do Brasil em Lisboa, Roma e na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Com informações da Agência Brasil



0 comentários







0 comentários
Topo | Home