Corrupção, Denúncia, Primeiro Plano
Atualizado em: 23/08/2011 - 8:33 pm

Primeiro Plano, com o deputado Heitor Férrer e o promotor Marcelo Pires

“A corrupção nasce da mão de quem tem a chave do cofre. E quem tem a chave do cofre é o governo, nas pessoas dos secretários  que passaram pela Secretaria das Cidades. A origem dessa corrupção está no colo do Governo do Estado do Ceará”.

A declaração é do deputado Heitor Férrer (PDT), que participou da primeira entrevista feita para a série especial do Programa Primeiro Plano, exibido nesta terça-feira (23) pelo Sistema Jangadeiro de Comunicação, com apresentação da jornalista Kézya Diniz, sobre o caso dos banheiros fantasmas.

Também participou da conversa o promotor Marcelo Pires, que atua em Pindoretama, município que deu origem às denúncias sobre irregularidades nos convênios celebrados entre a Secretaria das Cidades do Governo do Ceará com associações comunitárias e prefeituras que deveriam servir para a construção de kits sanitários para famílias carentes.

Segundo o promotor, em Pindoretama as investigações estão adiantadas e que muitos depoimentos já foram tomados, ressaltando ainda que as provas documentais são bastante robustas. “Já sabemos o papel de cada um no processo [de liberação do dinheiro e fiscalização das obras]. Queremos agora saber quem foram os beneficiados”.

A respeito das dificuldades nas investigações, Marcelo Pires revela que tentativas de maquiar os fatos não têm efeito, e que a “fragilidade do processo” já está comprovada.

“Há da parte dos envolvidos, uma tentativa de mascarar a situação, de ocultar provas, mas estamos atentos a tudo isso. A análise documental e a análise financeira registram momentos que estão congelados no tempo. E aí não tem como [fraudar]”.

Heitor Ferrer voltou a lamentar que o requerimento de sua autoria solicitando a instalação de uma CPI para investigar o caso tenha sido rejeitado na Assembleia Legislativa. Para o parlamentar,  a postura subalterna do legislativo estadual contribui que nada seja feito em relação às denúncias.

Série Especial
Nesta quarta-feira (24), o Primeiro Plano recebe a deputada estadual Eliane Novais e o sociólogo André Haguette, para falarem sobre mais desdobramentos do caso, as implicações políticas e a repercussão do episódio na sociedade.

Os programas são exibidos ao vivo, sempre às quatro da tarde, no portal jangadeiroonline e no canal 37 da Net.

Assista à reportagem exibida no Jornal Jangadeiro:

Leia mais:
Aniversário do escândalo dos banheiros é comemorado com bolo na AL
Escândalo dos banheiros: Camilo Santana reconhece irregularidades e promete rigor na apuração
Vídeo: Cid defende Camilo Santana e diz que secretário “assina o que recomendam” 
Ex-secretários prestam depoimento sobre Escândalo dos Banheiros



2 comentários







2 comentários
Topo | Home


luiz gonzaga | quarta-feira agosto 24 2011 | 09:00

esse governo de bestanão tem nada, ele usa a politica do januario; duas pra mim uma pra tu, uma pra tu duas pra mim.

rabelo | quarta-feira agosto 24 2011 | 11:28

Ta no colo,pescoço,ombros,ta arraigado,criou raizes fortes e ta difícil de extirpar este mau hábito que causa fortes danos ao povo. E como tem corrupto neste país e a safra ta boa. Nos acuda meu deus.