Vídeo: Professores fazem protesto na marcha da Independência
Os professores da rede estadual de ensino aproveitaram a marcha cívica de 7 de setembro para protestar pela valorização da categoria. Eles se mobilizaram em frente ao palanque para serem vistos pelas autoridades presentes.

Vestidos com camisetas pretas, os educadores desfilaram levando faixas com frases que denunciam o descontentamento da categoria com a falta de valorização dos profissionais, por parte do governo Cid Gomes.
Os manifestantes furaram o cerco policial, logo após a passagem dos militares pela avenida Beira Mar e se posicionaram, por cerca de 3 minutos, em frente ao palanque onde estava o vice-governador do Estado, Domingos Filho.
Sem Cid
Durante o protesto, os educadores exibiram faixas com críticas diretas ao governador Cid Gomes, que não participou do evento, por estar em viagem oficial à Europa.
Os professores repetiam a todo momento frases como: “Cid ditador, respeite o professor!”; “Aluno na rua, Cid a culpa é sua!”, e “Não tem dinheiro para a educação, mas tem dinheiro para o Aquário e o Castelão!”.
Leia mais:
Cid Gomes não participa de desfile de 7 de setembro
Professores da rede pública estadual realizam “Marcha da Educação e pela Paz” neste feriado
Professores da rede pública estadual decidem continuar a greve
Reivindicações
Os professores, que estão em greve há mais de um mês, reivindicam que a Lei Nacional do Piso Salarial seja implantada para toda a carreira do magistério, em todos os níveis salariais.
Veja outras fotos da mobilização:
Da Redação do Jangadeiro Online com informações do repórter Paulo Campelo.
Acompanhe o vídeo com as imagens da manifestação:
Lindooooo!!!
Parabéns professoras e professores por essa belíssima manifestação, temos que mostrar para a sociedade o que está acontecendo com a educação no Ceará: um genoCÍDio (também incluo o nome da prefeita de Fortaleza nessa palavra).
Professor categoria em extinção!!!
SOS professores e professoras!!!
Lindooooo!!!
Parabéns professoras e professores por essa belíssima manifestação, temos que mostrar para a sociedade o que está acontecendo com a educação no Ceará: um genoCÍDio (também incluo o nome da prefeita de Fortaleza nessa palavra).
Professor categoria em extinção!!!
SOS professoras e professores!!!
A manifestação foi lindíssima! Mostramos novamente à população as razões legítimas de nossa greve e a população nos aplaudiu e nos apoiou!
Excelente reportagem! Os professores aproveitaram o momento cívico que lembra ideais de liberdade para exercer o direito de livre manifestação! E oq ue é mais incrível: exigem o respeito à uma lei já julgada constitucional e enfrentam a intransigência autoritária do Goernador Cid Gomes!
Até que enfim a mídia descobriu que os professores merecem respeito, precisou desta cutucada de cidadania, ocupando quase que a força um espaço livre, a policia teve de pensar duas v ezes, e agora
Governador?
A luta dos professores é coerente, visto que recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou o piso salarial da categoria.`É Lei , e as leis são criadas para serem cumpridas, se o nosso próprio governador não as cumpre, que exemplo ele está dando, ou será que as leis só existem para as classes menos favorecidas.
E a própria Lei do Piso Nacional, informa que se os Estados ou minicípios não tiverem condições orçamentárias para pagar o piso, poderiam pedir complementação a União. Então Sr. governador, porque o senhor não pede!
PARABÉNS AO SISTEMA JANGADEIRO DE COMUNICAÇÕES!Principalmente, ao programa Barra Pesada por mostrar um jornalismo consciente e imparcial!
Muito linda a manifestação!! Pena que o governador não estivesse lá. “Não tem dinheiro pra educação, mas tem dinheiro pra aquário e Castelão!”
Ô falta de visão. Como se fosse o Castelão ou o Accquario que “tirassem” dinheiro do aumento para os professores. Orçamento ñao é assim, não gente, tira daqui e põe ali…Professor é uma classe mal paga, infelizmente, na rede pública e privada. O mesmo governo paga 7/8 mil reais pros médicos trabalharem a metade do tempo dos professores. Gente, acorda, chega de ingenuidade, o sistema é complexo. Precisaria mudar tudo, não é pensando com o bolso que vocês vão mudar o mundo. Acorda, professor!
o regime militar voltou ao estado do ceara, os senhores da segurança plubica do nosso estado nao tem familiares na escola publica?
A situação no estado do Ceará está se tornando insustentável. Os setores vitais como saúde, segurança e educação está um caos.
PARABÉNS, REDE JANGADEIRO!
Realmente emocionante a forma de reividincação dos professores, que em greve, mas em uma aula diferente,no que concerne a cidadania “em corpo presente” ,para os alunos a melhor aula. Eu que não prestigiava o programa Barra Pesada, passei a ter outra visão, por esse colocar os fatos na sua totalidade.
Essa aula de cidadania cívica é um marco na História educacional do Ceará. Belíssima!!! Que todos pensem e reflitam: professor é a base da sociedade, se não cuidarmos dessa categoria como se deve, toda estrutura social ficará comprometida. Sejam prudentes senhores governantes! Respeitem e valorizem quem trabalha com o futuro de nossas crianças e jovens. Parabéns professores do meu querido Ceará!!!
Excelente jornalismo. Parabéns aos profissionais da TV Jangadeiro por mostrarem a realidade de nosso Estado. Professores foi lindo momento cívico nota 10.
Os professores e professoras da rede estadual de ensino estão de parabéns pela aula de cidadania que deram na Av. Beira Mar quando do desfile do 7 de setembro, demonstraram como se faz uma manifestação ordeira e pacífica na luta pelo cumprimento de seus direitos, a ponto de serem aplaudidos pela população que ali se fazia presente. A luta pela educação pública está deixando de ser só dos professores para ser uma luta de todas a sociedade. Agradecemos o apoio e a compreensão da sociedade e parabenizamos a coragem e disposição de luta dos professores e das professoras do Estado do Ceará. Até a vitória!
Prof. João Eduardo