Ceará
Atualizado em: 27/11/2019 - 3:33 pm

Proposta é de autoria do deputado Evandro Leitão. Foto: AL

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (27) um projeto de indicação de autoria do deputado estadual Evandro Leitão (PDT) que prevê um espaço reservado e adaptado para pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) em estádios e arenas esportivas no Ceará.

“Queremos garantir a inclusão, promover a acessibilidade, estimular a prática esportiva e fortalecer a potencialidade desses cidadãos em partidas de futebol e em outros eventos promovidos nesses espaços”, declara o parlamentar.

O projeto de indicação 443/2019 prevê um setor específico com vidro para possibilitar a visibilidade e conter o som. Além disso, deverão ser disponibilizados fones abafadores de extrema sensibilidade auditiva. Pessoas com TEA terão acesso especial – devidamente sinalizado – e o apoio de profissionais e seguranças treinados para tratar com esse público.

“O ideal é que, além dessas questões técnicas, esse setor seja um ambiente acolhedor, com a disponibilidade de outras atividades terapêuticas”, afirma Evandro Leitão. Ele sugere no projeto que os clubes poderão estabelecer um sistema de associação especial para os portadores de TEA, com cadastros, planos e relações comerciais especiais.

Bons exemplos
Em setembro deste ano, a Arena Corinthians inaugurou um setor adaptado a esse público. “Precisamos seguir esses bons exemplos de inclusão para tornar o esporte, em especial o futebol, uma atividade extremamente democrática e acessível a todos”, finaliza o deputado.



Comment closed







Comment closed
Topo | Home


Comments are closed.