Bastidores, Partidos
Atualizado em: 20/06/2011 - 9:55 pm

Um boneco de Judas pendurado num poste em frente à sede do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Fortaleza, foi o símbolo mais chamativo para o racha que divide a sigla entre simpatizantes do governador Cid Gomes e o chamado pelo PSB histórico, comandado por Sérgio Novais. O boneco carregava as iniciais PFG que, segundo militantes no local, significava “Partido dos Ferreira Gomes”.

A manifestação ocorreu durante reunião do diretório municipal da sigla na noite desta segunda-feira (20). O protesto foi realizado por aliados de Sérgio Novais, que defendem a candidatura de Eliane Novais, irmã de Sérgio, para a disputa pela prefeitura de Fortaleza em 2012. Já os aliados de Cid Gomes postulam a indicação de um outro nome, ainda não manifestado. O governador já se mostrou simpático à candidatura do secretário estadual e petista Camilo Santana, o que não agrada os socialistas da ala “histórica”.

Leia ainda:
Eliane critica os “Ferreira Gomes” e diz que não quer apoio de Ciro em 2012

Cid Gomes reúne PSB para discutir estratégias eleitorais de 2012
Eliane Novais diz que definição sobre candidatura em Fortaleza cabe ao PSB municipal
Eleições em Fortaleza: Racha no Diretório Municipal do PSB
PSB debate sucessão municipal de Fortaleza

A reunião havia sido marcada para que o Diretório Municipal chegasse a um consenso sobre a forma de escolha do candidato, ou se a sigla poderia apoiar um candidato de outra legenda. Do lado de fora, uma banda de forró pé-de-serra animava os filiados em clima de São João, que utilizavam adesivos nas roupas com a frase “Sou PSB histórico”.

Decidido
Entre gritos e xingamentos, o diretório municipal do PSB de Fortaleza decidiu, por 20 votos a 10, anular a ata da reunião que havia definido a deputada estadual Eliane Novais como pré-candidata da sigla à Prefeitura da Capital nas eleições de 2012. Segundo a assessoria da deputada, a ata foi anulada porque nem todos os membros foram convocados.

Apesar disso, os assessores informaram que a ata de reunião do Diretório Executivo Municipal do dia 4 de abril, que também apresentava a deputada como pré-candidata, mantém-se válida. Ou seja, Eliane Novais ainda se considera pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2012.

E o racha continua…



1 comentário







1 comentário
Topo | Home


Saulo Ribeiro | terça-feira junho 21 2011 | 11:04

A situação é a seguinte: o partido tem um acordo com o PT para cumprir e deve fazer isso. Aí tem uma ala que se acha no direito de descumprir para fazer vontade pessoal de alguns membros. Creio que a aliança com o PT será mantida.