Entrevista
Atualizado em: 06/04/2015 - 5:21 pm

Roberto Cláudio participou do programa Expresso em Pauta nesta segunda-feira. Foto: Igor de Melo

Roberto Cláudio participou do programa Expresso em Pauta nesta segunda-feira. Foto: Igor de Melo

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, concedeu entrevista, na tarde desta segunda-feira (06/04), ao programa Expresso em Pauta, da rádio Expresso SomZoom SAT, 104.3 FM. Na oportunidade, o gestor do município respondeu a questionamentos sobre assuntos como mobilidade urbana, ajuste político federal, ações na área de saúde, obras urbanas, entre outros.

Ajuste fiscal
Questionado sobre a possibilidade dos ajustes em políticas públicas federais comprometerem obras municipais, o prefeito Roberto Cláudio declarou que nenhuma intervenção iniciada sofrerá paralisação.

“Em relação a Fortaleza, a gente tem tido o cuidado, desde o começo, de atuar em duas frentes. Uma é controlar o custeio, a conta e despesas que temos todo mês – aquilo que não pode parar, se não a casa para. O investimento é o algo novo que a gente tá trazendo para dentro de casa. Em Fortaleza, a gente tinha um custeio muito elevado, o que acabava comprometendo o que a gente podia fazer de novo para a cidade. A primeira tarefa nossa foi controlar esse custeio, reduzir e se programar para esse investimento e ainda trazer dinheiro novo que não fosse da prefeitura”, disse.

Bicicletar
Sobre o desempenho do Bicicletar, o Prefeito compartilhou dados da boa aceitação do projeto na capital cearense. No último domingo (05/04), foi alcançado o recorde de 1.842 viagens. Fortaleza já é a cidade com o maior número de usuários por bicicletas do país.

A expansão do projeto possibilitará a integração das bicicletas compartilhadas aos demais modais de transportes públicos, ligando grandes corredores de ônibus a terminais e áreas de grande concentração de público jovem. Roberto Cláudio também comentou a expansão das ciclofaixas de lazer aos domingos, que contará com mais dois novos trajetos.

289 anos de Fortaleza
Dentro das atividades do aniversário da cidade, Roberto Cláudio convidou os fortalezenses a participarem da festa do próximo dia 13 de abril, no aterrinho da Praia de Iracema, que contará com atrações como Vanessa da Mata, Waldonys, Lucinha Menezes e Artur Menezes. Durante toda a semana, ocorrerá também programação especial com atividades como plantio de árvores, ações de entretenimento nos Cucas e inauguração de obras, como creches e postos de saúde.

Intervenções na cidade
O Prefeito afirmou também que, embora tenha recebido uma dívida de R$ 550 milhões da antiga gestão, já foram reformados e/ou ampliados 63 postos de saúde, e 25 novos serão inaugurados até o fim de 2015.

Roberto Cláudio ainda falou sobre as nove creches entregues e acerca da ampliação dessa rede de educação em três vezes até o fim de 2016. Anunciou a inauguração de mais dois Cucas no segundo semestre de 2015, a construção de uma policlínica, entre outras ações.

Previsão
Sobre a finalização das obras da Praça 31 de Março e a entrega do Mercado dos Peixes na Beira-Mar, informou que a primeira tem previsão de entrega em maio e a segunda no fim de junho.

Mobilidade Urbana
Até a metade deste ano, Fortaleza será a cidade brasileira como maior concentração de faixas exclusivas para ônibus, segundo o Prefeito.

Terminais
Questionado sobre a possibilidade de concessão dos terminais de ônibus, declarou que está realizando estudos e que, com a confirmação dos benefícios para os cidadãos, essa ação poderá ser implementada. Disse também que essa opção, que trará modernização, melhorias na área de serviços e reformas nestes equipamentos, não resultarão em custo adicional aos usuários.

Concurso público
Sobre a possibilidade de concursos públicos para professores efetivos do município, disse que a ideia é lançar um edital para a área até o fim do ano. Aproveitou também o momento para relembrar que Fortaleza foi a primeira cidade do Brasil a pagar o novo piso salarial da categoria.



0 comentários







0 comentários
Topo | Home