Polêmica
Atualizado em: 04/07/2013 - 2:20 pm

Renan diz que não vai devolver dinheiro e que tem direito de usar avião da FAB

Renan diz que não vai devolver dinheiro e que tem direito de usar avião da FAB

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quinta-feira (3) que não vai ressarcir os cofres públicos por ter utilizado avião oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir ao casamento da filha do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) em Trancoso, na Bahia.

Renan disse que participou do “compromisso” como presidente do Senado e, como chefe de Poder, tem direito ao uso da aeronave oficial, mesmo que a viagem não seja oficial.

Ah tá !
“Fui convidado como presidente do Senado, fui cumprir um compromisso como presidente do Senado. Quem está obrigado a ir a serviço é o ministro de estado. O presidente do Senado, o presidente da República, o presidente do Supremo Tribunal, eles têm transporte de representação porque ele é chefe de poder”, disse Renan.

Oi?
Renan disse que nem todas as viagens da presidente da República em aeronaves oficiais são “a serviço”, mas mesmo assim Dilma Rousseff tem a prerrogativa de utilizar o avião. Pela legislação em vigor, aviões da FAB podem ser requisitados por autoridades por “motivo de segurança e emergência médica, em viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente”.

FAB
Apesar do decreto com as normas, Renan disse que não cabe à Força Aérea determinar o que as autoridades podem, ou não, fazer –mas sim à legislação. “A FAB não pode dizer [o que não pode]. Nós é que temos o que dizer para a FAB. O transporte é em função da chefia do poder, da representação.” “A lei não diz que [o compromisso] tem que estar na agenda, não. Isso não é pré-condição para estar dentro da lei”, completou.

Detalhes
O presidente do Senado confirmou que ele e sua mulher, Verônica, estavam na aeronave. Renan prometeu divulgar nota, ainda hoje, para explicar em detalhes o uso da aeronave. O Painel da Folha revelou hoje que Renan, a exemplo do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), usou aeronave da FAB para fins particulares.

Veja aqui:
Virou moda: Renan Calheiros usou avião oficial para ir a casamento na Bahia

Henrique Alves também 
Na quarta-feira (03), a Folha revelou que o presidente da Câmara também usou aeronave oficial da FAB para ir à final da Copa das Confederações no Rio de Janeiro, no último domingo. Alves devolveu na quarta-feira à União R$ 9.700 referentes, segundo ele, ao valor da carona que deu a sete pessoas no avião para assistir ao jogo entre Brasil e Espanha, no Maracanã.

Leia ainda:
Depois da Carona: Presidente da Câmara pretende reembolsar a União em R$ 9.700 por uso de avião da FAB
“Caroninha”: Presidente da Câmara usa avião da FAB para levar noiva e parentes ao Maracanã



0 comentários







0 comentários
Topo | Home




You must be logged in to post a comment.